Osasco marca presença no Congresso Mundial em Barcelona

0
515
SB post

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, participa do Congresso Mundial da Smart City Expo, o principal evento internacional de cidades inteligentes que, em 2017, reúne 700 cidades ao redor do mundo, 675 expositores e 420 especialistas. O evento acontece em Barcelona.

O congresso aborda estratégias para capacitar as metrópoles e seus cidadãos através de participação ativa, reflexão crítica, conscientização, acesso e controle de decisões e recursos importantes. Também inclui o primeiro Congresso Mundial de Mobilidade Inteligente, uma cúpula resultante da fusão da BcnRail, da feira ferroviária internacional e da faixa de mobilidade da própria SCEWC.

Ao longo da última década, o conceito de cidades inteligentes tornou-se generalizado em todo o mundo, aumentando a conscientização na sociedade sobre a necessidade de transformar as cidades e, com elas, o mundo. As tecnologias digitais e, mais precisamente, as TIC e o IOT são a espinha dorsal das cidades do futuro e, sem elas, a transformação urbana seria impossível. Mas a SCEWC analisará um elemento subjacente dentro das metrópoles: elas são dirigidas e habitadas por pessoas e esses cidadãos são o futuro das cidades.

O diretor do evento, Ugo Valenti, assegurou que “acreditamos que o papel que os cidadãos desempenharão nos próximos anos será crucial. As abordagens da governança descendente desapareceram para sempre e devemos mudar a relação entre os governos da cidade e os residentes e dar mais um passo. Nunca antes, na história, tanto talento e criatividade se concentraram em tão pouco espaço. É nossa responsabilidade aproveitar esta oportunidade e usar todos os meios para atingir toda a capacidade dessas potências urbanas e é isso mesmo que o Congresso Mundial da Smart City Expo se concentrará para fazer nesta edição”.

“O congresso é uma oportunidade para trazermos novas ideias de projetos para Osasco, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Vamos em busca de novidades na área de tecnologia”, disse o prefeito Rogério Lins, que fez uma explanação sobre Osasco no primeiro dia do congresso.

Conhecimento urbano

Um total de 420 especialistas internacionais compartilharão suas ideias sobre como o futuro urbano deve enfrentar seus desafios mais críticos. Todos aprofundarão o futuro dos assentamentos urbanos através de um programa de conferências estruturado em 8 temas: Governo, Cidades Seguras, Economia, Sustentabilidade, Economia Circular, Sociedade e Dados e Tecnologia.

Entre os palestrantes destacados estão Robert Muggah, cientista político especializado na interseção entre cidades, segurança e tecnologia; Joan Clos, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) e ex-prefeito de Barcelona; Bettina Warburg, pesquisadora, empresária e educadora de blocos, que trabalha com governos e membros da Fortune 500 para promover a implantação da tecnologia blockchain; Dimitri Zenghelis, um dos principais especialistas em economia climática e Senior Visiting Fellow no Grantham Research Institute da London School of Economics; e Beth Noveck, diretora do Governance Lab e membro da primeira Secretaria de Tecnologia dos EUA e diretora da iniciativa de governo aberto da Casa Branca durante o governo de Barack Obama.

Mobilidade Inteligente

Uma das principais questões que cada cidade deve abordar no futuro é a mobilidade. A capacidade de garantir um movimento seguro e fácil, tanto dentro da cidade como de uma metrópole para outra, tornou-se uma das pedras angulares das cidades inteligentes.

Em 2050, estima-se que haverá 7.000 milhões de pessoas vivendo em cidades e que, até então, o tráfego de carros e trens dobrará, enquanto o tráfego de mercadorias triplicará. Para enfrentar os desafios de mobilidade que este cenário representa, a SCEWC sediará o primeiro Congresso Mundial da Mobilidade Inteligente, uma cúpula de transportes que mostrará os últimos avanços no transporte urbano e interurbano nas mãos de empresas como Alstom, Amurrio, CAF, Ford, Hyperloop, Railtech Sufetra e Seat.

O Congresso Mundial da Mobilidade Inteligente terá seu próprio espaço dentro da SCEWC, onde as empresas especializadas em mobilidade serão agrupadas e também terão seu próprio auditório para conferências de transporte, o Smart Mobility Hub. Além disso, para melhorar o papel do setor ferroviário, também sediará o congresso ALAMYS, a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos.

Cidades participantes

Dentre as cidades que têm representantes em Barcelona estão Atlanta, Berlim, Busan, Casablanca, Dubai, Grenoble, Londres, Lyon, Montevidéu, Moscou, Nova York, Puebla, Quebec, Taipei, Tel Aviv e Zheijhang. Da mesma forma, a SCEWC abrirá vários pavilhões de países como Austrália, Áustria, Bélgica, Chile, China, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Holanda, Índia, Israel, Itália, Japão, Noruega, Suécia e Estados Unidos.

Secretaria de Comunicação Social

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome