Em Osasco, Gestão das UPAs Menk e Conceição são transferidas oficialmente ao ISSRV

0
1070
SB post

Texto: Eliane Kirejjian

Fotos: Sérgio Gobatti

Em cerimônias ocorridas na segunda-feira, 19/3, nas UPAS Vila Menk, zona Norte da cidade, e Jardim Conceição, zona Sul, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, oficializou a transição da gestão das unidades à Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), empresa que já está à frente do Hospital Municipal Antônio Giglio (HMAG) e da UPA Centro.

A parceria com o ISSRV irá conferir, ao serviço prestado nas UPAs, um considerável ganho em eficiência, característico do trabalho de gestão dentro do modelo OS. Já neste primeiro momento, as duas unidades receberam adequações e pintura, reforço nas equipes e contam agora com dentista, pediatra, ortopedista e clínico geral.

No evento na Vila Menk, o secretário municipal de Saúde, José Carlos Vido, destacou a importância da transição das unidades para uma empresa da iniciativa privada, salientando que esta tem condições de imprimir maior agilidade e eficiência ao atendimento. “A transição transforma definitivamente estas unidades. No geral, as administrações municipais enfrentam, limitações e dificuldades legais, além de encontrar nas licitações um processo lento”, afirmou.

O secretário citou as reformas realizadas nas duas UPAS entre a sexta-feira, 16/3, e o dia da transição, mostrando reconhecer, neste trabalho, a agilidade que a parceria com o ISSRV permite. “Quem esteve na UPA do Jardim Conceição no começo da semana passada e voltar hoje, irá ver uma outra unidade de saúde, parece nova!”, reforçou.

Representando a diretoria do ISSRV, o consultor médico do Instituto, Dr. Ewandro Ruck, comentou que a obra iniciada na UPA Menck irá se estender por mais 15 dias, para atender melhorias no telhado e concluir acabamentos.

 

Unidades de Excelência

Ruck salientou que as duas UPAs, uma na zona Norte e outra na zona Sul, serão transformadas, sob a gestão do Instituto, em unidades de excelência para a referência do Hospital Antônio Giglio.

“As UPAs, além de equipamentos novos, contarão com ortopedista, socorrista, clínico geral pediatra e odontologista, para prestarem atendimento 24 horas. Com isso, faremos com que as unidades passem a atuar como extensões do Hospital, ou seja, a ser referência para os casos de urgência e emergência, que acontecem em suas respectivas regiões”, disse o médico, enfatizando que, além de desafogar o movimento na emergência do Antônio Giglio, esta medida irá permitir que os pacientes de casos graves, das duas extremidades da cidade, sejam atendidos mais rapidamente nas próprias UPAs.

“E o paciente que precisar seguir para o Hospital, chegará lá já preparado e mais confortável. Isso é um grande ganho em termos de saúde e humanização”, acentuou.

Segundo o consultor, ainda que o Ministério da Saúde não exija pediatria nas Unidades de Pronto Atendimento, por decisão do prefeito Rogério Lins, a excelência também se estenderá a esta especialidade, já que agora as famílias poderão recorrer primeiramente à UPA Conceição ou Menk, as quais terão pediatras 24 horas. “Com a Organização Social, não sofreremos com falta de médico. O médico tem que estar na unidade. Ele irá atender ao munícipe e teremos profissionais em número suficiente para prestar o atendimento necessário”, concluiu.

O prefeito Rogério Lins, por sua vez, disse que a transição das UPAS para o ISSRV e a transformação das mesmas em extensões do HMAG significavam, resumidamente, a amplição dos serviços, para a melhoria do atendimento. “E se o Ministério da Saúde não exige que tenhamos pediatria nas UPAs, o povo exige e é isso o que nos pauta”, disse.

O prefeito observou que a integração das duas unidades à referência do Hospital, irá aliviar também o movimento intenso da UPA Centro. “Estive naquela unidade em uma visita surpresa e na pediatria, conversando com as famílias, percebi que das 40 presentes, mais de 20 eram de bairros cobertos pelas UPAs Menck e Conceição”, relatou.

Também estiveram presentes ao evento, os secretários José Carlos Vido (Saúde), Sergio Di Nizo (Administração), Bruno Mancini (Planejamento e Gestão) e Gelso de Lima (Relações Institucionais); os Secretários Adjuntos  Luiz Henrique (Planejamento e Gestão), Renata Poletti (Comunicação Social) e Deise Ventura (Promoção Social), o presidente do ISSRV, Dr. Ricardo Emiliano Sanches, o consultor médico, Dr. Rubens Santos, os diretores do HMAG, Eduardo Melhado (Administrativo) e Dr. Roberto Fukuda (Técnico), os coordenadores médicos das UPAs Menk e Conceição, Drs. Anderson e Paulo, respectivamente, além do líder do governo na Câmara Municipal de Osasco, Ribamar, e os vereadores Alex da Academia, Batista Comunidade, De Paula e Toniolo, dentre outras autoridades municipais.

Secretaria de Comunicação Social

Av. Bussocaba, nº 300 – Centro – CEP: 06023-901 – Osasco/SP

E-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

Site: www.osasco.sp.gov.b

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome