O gerente salientou que a expedição do documento é baseada na análise criteriosa do laudo médico com base nas classificações específicas do Conselho Nacional de Trânsito (COTRAN).
O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, esclareceu que uma das obrigações do poder público é facilitar a vida do cidadão, principalmente, os que são portadores de deficiência. “Nos empenhamos em simplificar e desburocratizar o processo para garantir o direito de estacionamento especial, diminuindo a dificuldade de mobilidade destes cidadãos. Estamos felizes por realizar essa modernização”, completou.
De acordo com informações do AtendeBem são emitidas, em média, 220 credencias de deficiente por ano.
A CREDENCIAL – É uma autorização especial para o estacionamento de veículos em via pública e zona azul, em vagas especiais demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso para pessoas com deficiência de mobilidade obrigadas ou não a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopédica ou prótese, temporária ou permanente, com deficiência visual ou com dificuldade de locomoção.
IDOSOS – Em junho deste ano, a Prefeitura também criou um novo fluxo de emissão da credencial de idosos no AtendeBem. Com o novo método, o documento que demorava até 60 dias para ser criado, atualmente é expedido em até 40 minutos. A credencial serve para que os idosos possam estacionar em vagas preferenciais.
Para adquirir a credencial, o interessado deve ter mais de 60 anos e comparecer ao AtendeBem, localizado no térreo da Prefeitura. É preciso apresentar o CPF e comprovante de residência.
(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)