
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, através da Secretaria de Transportes, fiscalizou nesta segunda-feira, 12, a garagem da CS Brasil, empresa concessionária do transporte no município. O objetivo da empreitada foi verificar se a empresa possui a chamada “reserva técnica” de veículos e como está sendo feita a manutenção dos ônibus.
O secretário de Transportes, Luís Cláudio Rodrigues, participou da ação juntamente com fiscais e verificou o funcionamento da oficina da empresa.
“Hoje estamos verificando como está sendo feita a manutenção dos veículos em relação a motor, lataria, câmbio, limpeza, tapeçaria, entre outros itens, pois a população está insatisfeita com as condições dos ônibus que estão circulando na cidade”, disse Rodrigues.
Os fiscais constataram que a empresa possui a “reserva técnica”, mas que existiam veículos além do necessário da garagem.
A direção da empresa explicou que os veículos em excesso no pátio estavam passando por manutenção para atender as exigências da Secretaria Municipal de Transportes e que estariam em circulação nos próximos dias, além disso, a CS Brasil pretende entregar e colocar em operação mais 18 ônibus nos próximos 15 dias.
A administração tem feito uma rígida fiscalização no sistema de transporte da cidade, essa ação já tirou de circulação em apenas uma semana 20 ônibus, com os fiscais verificando todos os itens de segurança dos ônibus, como luzes, elevador para cadeirantes, setas, faróis, documentação do veículo e do condutor.
De acordo como secretário de Transporte a fiscalização seguirá intensa.
“Por determinação do prefeito Dr. Mamoru Nakashima, a fiscalização seguirá rígida nos ônibus e aquele que não estiver em condições sofrerá as punições previstas. Tudo que encontramos hoje de irregular vamos notificar e recolher os veículos, para que a empresa solucione os problemas, estamos pensando na segurança da população”, disse Rodrigues.
Todos os veículos recolhidos e que passam por manutenção na empresa, são vistoriados pelos agentes da Secretaria de Transportes antes de retornarem às ruas, somente após atender todas as exigências eles são liberados para trafegar.
É importante frisar que mesmo com o recolhimento dos ônibus, o serviço não fica prejudicado, pois, a empresa é obrigada a substituir o veículo por uma reserva técnica.
A licitação do transporte público, tão esperada pela população, irá acontecer neste ano segundo o prefeito Mamoru.
“Iremos fazer um contrato de prestação de serviço do transporte público que beneficie a população”, disse.