No Shopping Pateo Itaquá, Lucas do Liceu promove palestra sobre o combate ao Bullying e inclusão na educação

Filme Extraordinário, que narra a história de um garoto que nasceu com uma séria síndrome genética, servirá de base para discutir o assunto

0
671
Foto: Douglas Cordeiro / Cape Press Comunicação
SB post

Promover um pensamento reflexivo sobre como podemos enfrentar dois problemas emergenciais que afligem crianças, jovens e até mesmo adultos no Brasil: o bullying e a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência na educação e na sociedade. Esse é o objetivo de uma palestra organizada pelo diretor do Liceu Brasil, Lucas Costa, o Lucas do Liceu. O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira (15 e 16 de fevereiro, respectivamente) no Shopping Pateo Itaquá, que fica na Avenida Ítalo Adami, 1809, Vila Zeferina.

A ideia é usar o filme Extraordinário, que narra a história de um garoto que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais. Além disso, o filme narra às dificuldades que ele enfrenta para se incluir dentro do ambiente escolar.

Para tanto, ele vai dar uma palestra após a exibição do filme sobre o “Papel do Professor na Inclusão e no Combate ao Bullying” e em seguida organizará uma mesa redonda com professores de faculdades, membros da Diretoria de Ensino-Região de Itaquaquecetuba e da Apae (Associação de Pais e Alunos Excepcionais) de Itaquaquecetuba para discutir o tema.

A expectativa é que o evento, promovido em uma parceria entre o Liceu Brasil, Diretoria de Ensino – Região de Itaquaquecetuba, o Shopping Pateo Itaquá e o Moviecom Pateo Itaquá, atraia cerca de 600 profissionais da educação durante os dois dias. “Queremos mostrar a importância desse debate, pois não é só o jovem que é afetado quando ele tem uma necessidade especial: o pai, o irmão, a família, a escola. Tudo isso é afetado e nós precisamos conscientizar os professores de como podemos enfrentar problemas como o bullying no ambiente escolar”, destaca Lucas do Liceu.

Profissionais e especialistas em educação apontam o evento como uma oportunidade para que os participantes ampliem seus leques de conhecimento sobre o tema e levem o assunto cada vez mais para a sala de aula; o que pode gerar novos debates sobre inclusão e combate ao bullying. “Esse filme traz uma abordagem bastante positiva e intensa sobre o processo de inclusão do aluno com necessidade especiais e precisamos trabalhar esse tipo de assunto com os profissionais da educação”, lembra.”, afirma Jefferson Costa, diretor do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino – Região de Itaquaquecetuba.

Segundo a Dirigente Regional de Ensino, Marli Rodrigues Siqueira, os temas bullying e inclusão, apesar de bastante recorrentes atualmente, não se esgotam. “Iniciativas como esta, que estamos realizando em parceria com a escola Liceu Brasil, são extremamente importantes e significativas; tanto pelo caráter inovador da proposta, quanto pela pertinência dos temas”, afirma.

Após o evento, ela destaca que equipes escolares serão orientadas para que promovam discussões no ambiente escolar abordando os temas e que promovam rodas de conversa entre os estudantes e a comunidade.

Saiba mais

A O filme Extraordinário é baseado no livro homônimo escrito por R.J. Palácio, conta a história de Isabel (Julia Roberts) e Nate (Owen Wilson) que são os pais de Auggie Pullman (Jacob Tremblay), um garoto que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais. Ele debate as dificuldades de uma pessoa “diferente”, agravada por questões de preconceito e discriminação, as lutas para conseguir superar as adversidades e o aprendizado que todas as situações lhe ensinaram.

As fotos do filme Extraordinário são de Divulgação/Paris Filmes.

Fonte:

Cape Press Comunicação

Assessoria de Imprensa local

contato@capepress.com.br

(11) 4647-0847

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome