Empreendedores podem contratar estagiários pelo programa Jovem Cidadão

Empreendedores que pretendem contratar um estagiário para auxiliar em seu ramo de atividade podem se inscrever no portal

0
850
SB post

O Programa Jovem Cidadão é uma oportunidade para que os empreendedores contribuam na formação profissional de jovens estudantes do Ensino Médio, com idade entre 16 e 21 anos, matriculados no sistema de ensino do Estado de São Paulo. Os empreendedores que pretendem contratar um estagiário para auxiliar em seu ramo de atividade podem se inscrever no portal do Jovem Cidadão para saber mais informações. Não podem participar empresas do ramo alimentício, como mercados, lanchonetes, restaurantes e bares.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Desenvolvido em 2000, a iniciativa tem como objetivo inserir no mercado de trabalho jovens que encontram dificuldades em iniciar sua carreira profissional por falta de experiência, idade e nível de escolaridade. Para tanto, o Governo do Estado de São Paulo criou um programa que dá não só aos jovens, mas também aos empreendedores a oportunidade de contratar estagiários de acordo com as necessidades de seus negócios e contribuir para o desenvolvimento profissional dos estudantes.

O foco do programa está em auxiliar jovens que possuem baixa renda familiar, alta quantidade de moradores em sua residência e baixo nível de instrução dos responsáveis. Essa oportunidade pode contribuir não só no crescimento profissional, mas também na cidadania dos estudantes.

COMO FUNCIONA – O empreendedor precisa realizar sua inscrição no site e fornecer todas as informações solicitadas no formulário. Para contratar um estagiário, a empresa precisa ter no mínimo um funcionário registrado, solicitar a abertura das vagas e após isso o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) encaminhará três estudantes para a vaga de acordo com o perfil requerido. O sistema seleciona os jovens da escola mais próxima do local de trabalho e envia os estudantes de acordo com o ranking socioeconômico que é definido no momento da inscrição.

O governo auxilia com uma bolsa-estágio no valor fixo de R$ 65,00 e o empregador tem o valor mínimo de R$ 3,13 por hora a pagar da carga horária, que varia entre quatro, cinco e seis horas trabalhadas determinadas pelo empreendedor, nos cinco dias da semana entre 6 e 22 horas. A contratação transcorre por um período de seis meses, podendo ser prorrogada por mais seis, mediante autorização da coordenação do programa.

A empresa tem por responsabilidade pagar a bolsa-estágio, o vale-transporte do estudante sem descontar da mesma e outros benefícios além do mínimo que é determinado, cumprir com a lei do estagiário e do programa, que não permite ao empreendedor fazer desvio de função, colocá-lo para realizar serviço externo, expor a situações de perigo e trabalhar como caixa (manipulando dinheiro).

O processo de seleção, admissão e contratação envolve o Programa Jovem Cidadão, a Secretaria Municipal de Relações do Trabalho, o estudante e seus responsáveis. Para mais informações sobre o programa, acesse o site, ligue no telefone (11) 3241-7485 ou mande um e-mail para coordenacao@jovemcidadao.sp.gov.br.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome