Ilhabela celebra “Dia Internacional das Florestas e da Árvore”

0
595
SB post

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Viveiro Municipal Aroeira, Parque Estadual de Ilhabela e a equipe da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, realizou uma programação diferenciada para celebrar o “Dia Internacional das Florestas e da Árvore”, comemorado na quarta-feira (21).

Cerca de 20 alunos da E. M. Professor José Benedito de Moraes executaram o plantio de aproximadamente 30 árvores em um local do Viveiro Municipal que faz parte do reflorestamento promovido pela Prefeitura. Mudas de Mutambo, Embaúba, Farinha Seca, Jequitibá, Pau-Viola, Araribá, Jacarandá, Guanandi, Araçá, Guapuruvú e Aroeira foram plantadas pelos pequenos.

A ação faz parte de um trabalho de educação ambiental desenvolvido na unidade escolar que continuará em prática com orientações teóricas após o plantio. A cada seis meses será realizada uma nova ação com alunos para o acompanhamento do crescimento das árvores. O evento também faz parte de uma diretiva do Programa Município Verde Azul da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

“A realização do plantio foi um acontecimento importante para lembrarmos a todos da necessidade de preservar o meio ambiente, pois nossa cidade possui uma grande parcela de Mata Atlântica preservada”, destacou o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório.

 

“Dia Internacional das Florestas e da Árvore”

O “Dia Internacional das Florestas e da Árvore” é comemorado anualmente em 21 de março, no hemisfério norte.

A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta. Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e reflorestamento pelas cidades de todo o mundo, criando os chamados “espaços verdes”.

As florestas são apelidadas de “pulmão do mundo”, e não é a toa. As árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela fotossíntese – processo de produção de oxigênio a partir da absolvição de dióxido de carbono (CO2).

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome