
O prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Zé Biruta) assinou no dia 12 de março, em Brasília, o termo de adesão ao programa “Internet Para Todos”, do Governo Federal. A solenidade que contou com a presença do presidente Michel Temer e do ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), reuniu chefes de Executivos municipais de mais de 2,4 mil cidades. Zé Biruta compareceu ao evento acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário Pedro Elias Bou Assi e do chefe de Gabinete Fernando Felippe.
De acordo com o Governo Federal a previsão é de que as primeiras cidades beneficiadas recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. “É um passo importante para o futuro de Ferraz de Vasconcelos, pois o município poderá ter cobertura de internet em todo território da cidade”, adianta Bou Assi.
Em novembro do ano passado, a proposta foi apresentada pelo ministro Gilberto Kassab durante reunião na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Na ocasião, o secretário Pedro Elias Bou Assi esteve presente e assinalou ao ministro Kassab, o interesse de Ferraz de Vasconcelos em aderir ao programa. “Na época, eu havia explicado ao prefeito Zé Biruta, a relevância da implantação do programa na cidade e ele (prefeito), me incumbiu de avançar nas tratativas”, ressaltou o secretário ferrazense.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, foram indicados 15 locais para a instalação das antenas do programa do Governo Federal. Na área industrial, por exemplo, foram assinalados três pontos que irão beneficiar diretamente as empresas do polo industrial. “Depois de finalizada a instalação de toda a rede na cidade, serão beneficiadas as áreas da Educação, Saúde, empresas e toda a comunidade”, destaca Bou Assi.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, compareceram à cerimônia mais de 2,4 mil prefeitos e prefeitas. Com a assinatura do termo de adesão, essas cidades estão habilitadas a integrar o primeiro lote do projeto. O programa “Internet Para Todos” oferece conexão em banda larga a preços reduzidos para democratizar o acesso à internet à população de locais onde não há oferta adequada do serviço.
Segundo informações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a iniciativa utiliza o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), para levar internet rápida para todo o País. O satélite brasileiro será utilizado para prover conexão, especialmente nas regiões mais remotas. O equipamento tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro.
TEXTO: Miguel Leite
FOTOS: Comunicação Ferraz