UBS da Vila do Bem (Bertioga) é inaugurada dia 18

No aniversário de 27 anos de emancipação político-administrativa de Bertioga, quem vai ganhar presente é a população do Bairro Chácaras. É que será inaugurada nessa sexta-feira (18), às 10 horas, a Unidade Básica de Saúde Mirosam, localizada dentro do complexo sociocultural, esportivo e de saúde ‘Vila do Bem’. O novo equipamento deve atender cerca de 4,5 mil pessoas por mês.

0
739
Fotos (arquivo): Diego Bachiéga
SB post

A Unidade tem 302 metros quadrados, sendo: recepção e espera, 03 consultórios médicos, 01 consultório odontológico, 01 sala de inalação coletiva, 01 sala de medicamentos, 01 sala de vacinas, 01 sala de curativos, 01 sala de coleta, 01 farmácia para distribuição dos medicamentos, 01 sala de reuniões, 01 sala de administração, banheiros adaptados para uso do público, vestiários e banheiros para uso dos funcionários, copa, expurgo, esterilização, almoxarifado.

O local contará com equipamentos e materiais para atendimento primário, ou seja, pré-consultas, consultas, consultas de pré-natal, exames preventivos, vacinação, curativos, aferição de pressão arterial, coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma, administração de medicamentos dentre outros serviços.

A UBS também realizará programas como HIPERDIA; Bolsa Família, Aleitamento Materno, Gestantes, Acolhimento e acompanhamento psicológico.

A equipe contará com 02 enfermeiros; médicos clínicos, ginecologistas e pediatras; auxiliares de enfermagem; recepcionistas; agentes comunitários de saúde; psicólogo; auxiliar de saúde bucal e cirurgião dentista.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que a nova UBS contribua para a promoção e prevenção de doenças da população do bairro.

Quem foi Mirosam?

Claudemir José da Silva, conhecido como ‘MiroSam’, escolheu Bertioga para viver com a esposa e os três filhos em 1994. Tornou-se massagista e acupunturista e por mais de dez anos atendeu quem o procurava para aliviar as dores na coluna.

Tinha como objetivo de vida também atender gratuitamente idosos e enfermos que não podiam pagar pela consulta. Para isso, por muitas das vezes ia até a casa do paciente atende-lo na comodidade do seu lar. Foi trabalhando nessa área que recebeu o apelido carinhoso de MiroSam.

Exerceu liderança evangélica aos jovens da Congregação Cristã no Brasil por 24 anos. Com seu jeito carinhoso, aconselhava com amor toda a mocidade que o procurava. Era chamado de pai por todos esses jovens que ele tratava como filhos. Com o apoio de alguns empresários, promovia uma vez por mês uma festinha de aniversário aos jovens.

Sempre envolvido em causas sociais fundou em 2014 o GAPC (Grupo de Apoio às Pessoas Carentes) onde cada membro do grupo contribuía com uma cesta básica por mês.

Todo o fruto dessa corrente do bem era destinado a pessoas necessitadas, assim como entidades sociais e clínicas de reabilitação para dependentes químicos.

Era comum caminhões vindos de outras cidades desembarcarem em sua casa com kits de higiene pessoal, cobertores, brinquedos, caixas de leite, entre outros.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome