
O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, participou no dia 06/03 à tarde de uma reunião, na Câmara de Mogi das Cruzes, onde explicou a proposta de lei dos Pólos Geradores de Tráfego. Ao lado de técnicos da secretaria, Freire foi recebido pelo presidente da Casa, Pedro Komura, e um grupo de vereadores. A proposta tem como objetivo implantar uma legislação capaz de identificar os estabelecimentos comerciais com potencial para gerar grandes deslocamentos de pessoas e cargas e propor ações efetivas para amenizar esses efeitos.
O projeto já vem sendo elaborado na Prefeitura desde 2013, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. A proposta consiste em analisar os novos empreendimentos de acordo com o tipo de atividade, sua capacidade de gerar tráfego, além de itens como a localização, por exemplo. Os técnicos da Secretaria de Transportes trabalham na elaboração de uma fórmula que inclua todas essas variáveis: “Assim, quando um empreendedor der entrada em seu projeto na Prefeitura, já saberá quando isso terá de impacto no trânsito e as medidas que deverão ser tomadas”, explicou o secretário José Luiz aos parlamentares. Os diretores Miriam Carrasco Benites da Silva (Transportes) e Paulo Castilho (Planejamento).
As medidas práticas incluem a construção de equipamentos como alças de acesso, rotatórias ou a implantação de semáforos, por exemplo, ou ainda o pagamento de valores – que irão para um fundo municipal e serão usados para a execução de obras do tipo. A diretora de Trânsito, Priscila Freire da Silva, deu detalhes do projeto e, ao lado do secretário de Transportes, tirou dúvidas dos vereadores: “Estamos aqui justamente para ouvir a opinão dos parlamentares e acrescentaremos as sugestões”, disse José Luiz.
Participaram da reunião os vereadores Carlos Evaristo, Diego Martins, Mauro Margarido, Edson Santos, Caio Cunha, Fernanda Moreno, Iduígues Ferreira Martins, Emerson Rong, Péricles Bauab e Francimário Vieira. O vice-prefeito, Juliano Abe, também acompanhou a reunião. (Marco Aurélio Sobreiro)