Programa Semae de Portas Abertas 2018 inicia agendamento para escolas, em Mogi das Cruzes

0
572
SB post

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes iniciou o agendamento de escolas para participar do Semae de Portas Abertas de 2018, programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro. Coordenado pelo Departamento Técnico da autarquia, por meio da Divisão de Meio Ambiente, o trabalho tem como objetivo levar a estudantes conhecimentos sobre produção e uso consciente da água, responsabilidade com o meio ambiente e o funcionamento da autarquia.

Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas@semae.sp.gov.br.

As visitas são sempre às terças e quintas-feiras, às 9h, com duração aproximada de uma hora e meia e orientação de monitores. Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, com idade mínima de 10 anos ou estar no 4º ano do Ensino Fundamental.

Nas visitas, os alunos assistem a vídeos e palestras sobre meio ambiente e o Rio Tietê, a importância da conservação dos mananciais e do uso consciente da água – com dicas simples para redução do consumo no dia a dia, como desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo.

Os estudantes também conhecem parte do sistema de captação e as diversas fases do tratamento da água, até deixá-la potável. Ao final, cada criança recebe um kit do Semae com revista em quadrinhos e squeeze.

O programa é um importante elo entre a autarquia e a rede escolar, pois as crianças são multiplicadoras de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. É uma contribuição para a formação das novas gerações.

Desde 2011, o Semae recebeu 7.512 visitantes, sendo 62% de escolas municipais, 14% de escolas estaduais, 19% de escolas particulares e 5% de Organizações Não Governamentais (ONGs).

A maioria do público atendido é formada por alunos do Ensino Fundamental (79%). Estudantes do Ensino Médio foram 8%; do Ensino Técnico, 2%, além de mais 3% de estudantes do Ensino Superior. Outros visitantes foram 8% do total.

Somente no ano passado, foram 1.143 visitantes, também com predominância das escolas municipais (62%) e do Ensino Fundamental (52%).

Quando comparado aos anos anteriores, em 2017 observou-se um significativo aumento da procura de instituições estaduais e particulares, representando 27% e 33%, respectivamente, do total de visitantes recebidos. Houve ainda um aumento do número de visitantes do Ensino Médio (23 %) e de outras instituições (20%) .

O aumento se deve às parcerias do Semae com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino, com a realização de curso de capacitação de professores da rede municipal e estadual e eventos como o Dia Mundial da Água, visitas abertas à comunidade no “Junho Verde” e o concurso cultural “Eu sou amigo da água”.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome