Prefeitura de Mogi das Cruzes orienta população sobre febre amarela

0
668
SB post

O Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta segunda-feira (06/11) uma ação de orientação aos moradores que vivem no limite do município com Santa Isabel. No último domingo (05/11) foi encontrado um macaco morto em uma Estrada de Santa Isabel e as autoridades investigam febre amarela.

Para alertar e informar sobre o problema, estão sendo distribuídos panfletos alertando sobre a importância de acionar uma equipe técnica caso sejam encontrados macacos mortos ou doentes naquela região. “Quem encontrar um animal morto ou doente deve informar o mais rápido possível porque isso irá ajudar a identificar se existe realmente a presença do vírus da febre amarela na região”, explica o veterinário do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Jefferson Renan de Araújo Leite.

Ele lembra que os macacos também são vítimas da febre amarela, não transmitindo a doença para os seres humanos, mas servem como alerta para a presença do vírus. Nas últimas semanas, a morte de macacos no Estado de São Paulo, especialmente na Capital, o que indica a presença do mosquito que transmite a doença, ampliou a necessidade de ações preventivas e informativas em diversas regiões.

Em Mogi das Cruzes, o trabalho ganhou reforço com visitas programadas para todos os bairros que fazem divisa com os municípios de Santa Isabel e Arujá. Na sequencia, a ação será ampliada para outras regiões de mata como Taiaçupeba, Quatinga e Sabaúna, entre outras.

Em qualquer parte da cidade, a orientação é a mesma: ao encontrar um macaco morto ou doente, o cidadão deve acionar imediatamente uma equipe técnica. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, basta ligar para o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses no telefone 4794-4343 e, após as 17 horas e nos finais de semana e feriados, o número é 153.

Doença

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda causada por picada de mosquitos infectados com o vírus. A febre amarela não é contagiosa e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa e nem de macaco para seres humanos.

Na prática, o vírus da febre amarela possui dois ciclos básicos: urbano e silvestre. No silvestre, a transmissão envolve principalmente os macacos e algumas espécies de mosquitos transmissores. Em área urbana, as principais medidas de prevenção para humanos recomendadas pelo Ministério da Saúde incluem a vacinação de pessoas que vivem ou pretendem viajar para áreas de risco e o controle da proliferação dos mosquitos vetores, como o Aedes aegypti.

A vacina está disponível para quem irá se deslocar para áreas de risco e a imunização deve ser feita com pelo menos 10 dias de antecedência para garantir a proteção. Mogi das Cruzes não tem registros de febre amarela e nem está localizada em região endêmica. Quem precisa da dose deve procurar um dos locais indicados munido da caderneta de vacinação e informações sobre a viagem.

A vacina é contraindicada para crianças menores de nove meses, gestantes, mulheres amamentando até o sexto mês de vida do bebê e imunodeprimidos (pessoas com câncer, HIV ou em tratamento imunossupressores). Idosos a partir dos 60 anos devem passar por uma avaliação médica e, caso a vacinação seja indicada, o médico deverá emitir uma receita com a prescrição a ser apresentada na unidade de saúde.

 

Dias e locais da vacinação contra febre amarela:

Segunda-feira: 8 às 16 horas

UBS Ponte Grande – Tel.: 4790-1412

Rua Av. Lothar Waldemar Hoehne, 70

Terça-feira: 8 às 16 horas

UBS Jardim Camila – Tel.: 4796 -3578

Av. Presidente Getúlio Vargas, 999

Quarta-feira: 8 às 16 horas

PA Jundiapeba – Tel.: 4727- 3217

Rua Vereador Nito Sona, 1.745

Quinta-feira: 8 às 16 horas

UBS Alto Ipiranga – Tel.: 4735-1314

Rua Capitão Joaquim Mello Freire, nº 700

Sexta-feira: 8 às 16 horas

UBS Vila Suíssa – Tel.: 4761- 6678

Av. Ricieri José Marcatto, 310

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome