Prefeitura de Mogi das Cruzes apresenta 25 novos ônibus para o transporte coletivo

0
520
SB post

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou na sexta-feira, dia 02/03 à vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias da região de Braz Cubas 25 novos ônibus que irão compor a frota do transporte coletivo da cidade. Os veículos, que começam a circular na próxima segunda-feira, irão substituir ônibus fabricados em 2011 e 2012, que seguiam em operação.

“Ainda em março, além destes 25, mais 15 novos ônibus serão acrescentados à frota. No total, vamos ter 40 novos veículos circulando. O nosso objetivo é ter um transporte coletivo de melhor qualidade, com mais pontualidade e conforto e menor risco de quebras, oferecendo um serviço melhor para os passageiros”, assinalou o prefeito Marcus Melo.

O chefe do Executivo lembrou que desde o início do ano passado uma série de medidas vem sendo adotadas para melhorar o transporte coletivo em Mogi. Em 2017, a Prefeitura já havia realizado a substituição de 22 ônibus e implantado o aplicativo Citta Mobi que permite ao passageiro saber quanto tempo vai demorar para o seu ônibus chegar ao ponto de interesse.

“Com o aplicativo, muitos passageiros passaram a fiscalizar os horários e as condições dos ônibus, denunciando os problemas na nossa Ouvidoria, no telefone 156, colaborando com a Prefeitura no processo de fiscalização. Tudo isso contribuiu para a melhoria do serviço. Hoje, a média é de menos de quatro reclamações diárias sobre atrasos”, comemora Marcus Melo.

O prefeito também destacou que a cidade é dinâmica, está em constante crescimento e por isso a Secretaria de Transportes monitora diariamente o sistema para adequar itinerários, horários e partidas sempre que necessário. “Quando inauguramos um novo equipamento público, quando surgem novos prédios comerciais ou residenciais pode haver um aumento na demanda por transporte público. Os nossos técnicos estão atentos a isso, mas a população pode colaborar, apontando os gargalos na Ouvidoria”.

 

Acessibilidade

Dos 25 novos ônibus apresentados hoje no Jardim Planalto, em Braz Cubas, cinco possuem capacidade para atender a dois passageiros cadeirantes simultaneamente. Segundo o secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, estes veículos deverão atender as linhas que servem à região da AACD e do Ginásio do Paradesporto, no bairro do Rodeio.

“Identificamos uma demanda grande no local por conta dos dois equipamentos na região do Rodeio, por isso determinamos que cinco novos ônibus fossem configurados de modo a permitir o transporte de dois cadeirantes ao mesmo tempo”, explicou o secretário. “Os demais veículos serão remanejados para várias outras linhas, substituindo carros mais velhos”.

 

Números

O sistema de transporte coletivo da cidade é formado por 244 ônibus, distribuídos em 84 linhas. Diariamente, são 4.785 partidas. Por mês, 3,28 milhões de passageiros são transportados, dos quais cerca de 30% tem direito à gratuidade.

 

Melhorias nos terminais

A Secretaria também está trabalhando para melhorar as condições dos Terminais Central, Estudantes e Geraldo Scavone. Para isso, foi criada uma equipe específica de manutenção.  A intenção é dar agilidade à solução de problemas. Os trabalhos começaram por melhorias nos banheiros e na iluminação das plataformas e áreas de circulação.

“É uma equipe fixa, que tem a responsabilidade de manter tudo funcionando perfeitamente. Infelizmente temos uma grande demanda por conta do vandalismo de algumas poucas pessoas, principalmente nos banheiros. São frequentes os casos de furtos e quebras de torneiras, vasos sanitários, fechaduras. A orientação para as equipes é fazer a manutenção imediata logo que constatado qualquer problema”, acentuou secretário.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome