O prefeito Marcus Melo participou, na sexta-feira (18/05), da cerimônia de implantação da Base do Cresamu – Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Santa Isabel, sexto município incluído na autarquia. A nova unidade passa a contar com uma ambulância 24 horas por dia, equipe especializada e inicia atendimento às 7 horas de segunda-feira (21/05).
A inclusão de Santa Isabel foi solicitada há um ano e aprovada pelo Cresamu, que agora conta com seis municípios consorciados: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Arujá, Guararema e Santa Isabel. “O trabalho em saúde não para. E quando uma cidade como Mogi das Cruzes, que é a maior do Alto Tietê, pode ajudar a melhorar a vida de outras pessoas que vivem na região, isso é motivo de orgulho e comemoração”, afirmou Marcus Melo.
Os seis municípios contam com 646 mil habitantes e uma extensão territorial de 2.253 km². “O Cresamu tem servido de referência para diversos municípios e Santa Isabel, pela proximidade com Mogi das Cruzes, manifestou interesse em fazer parte do consórcio, o que foi aprovado pelos representantes dos demais municípios consorciados”, explicou o secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes e presidente do Cresamu, Téo Cusatis.
A inclusão de Santa Isabel elevou o número de bases descentralizadas para sete. Duas em Mogi: uma na UPA 24h Oropó e outra em Braz Cubas, e uma em cada cidade participante. No bairro do Shangai, em Mogi das Cruzes, fica a sede e Base Operacional de Regulação. O Cresamu passa a ter 18 viaturas, sendo duas de suporte avançado.
A prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto, comemorou a implantação. “Hoje trabalhamos todos em conjunto, porque não é possível fazer políticas públicas de forma isolada. Agradece muito o envolvimento e empenho de toda a equipe do Cresamu para que o nosso município pudesse fazer parte desse consórcio e oferecer um atendimento mais qualificado aos nossos munícipes”, comemorou.
Entre os principais benefícios do Cresamu está a regulação médica dos chamados; a integração com a grade hospitalar regional de urgência e emergência; e o apoio de toda estrutura, o que inclui desde o trabalho de manutenção, recursos humanos até a qualificação contínua dos colaboradores. Como ocorre com os outros municípios, Santa Isabel contará com apoio das demais viaturas do consórcio quando for necessário.
O Samu foi implantado em 2011 e faz parte da Cure 192, projeto inovador de integração entre ambulâncias da Prefeitura, Samu e Corpo de Bombeiros. Em seis anos de atividades, o Samu já realizou 328.426 atendimentos, entre os quais 240.199 de urgências e emergências. Os atendimentos em Mogi representam a grande maioria, com 78% do total. Na sequência estão Arujá (10%), Biritiba (5%), Guararema(4%) e Salesópolis (3%).
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?