Inscrições estão abertas para o 5º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes

0
503
Foto: Michael Meyson
SB post

A Secretaria Municipal de Cultura abriu nesta semana as inscrições para o Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes de 2018. Neste ano, o Festemc chegará à sua quinta edição consecutiva e será realizado entre os dias 10 e 29 de setembro, no Theatro Vasques.

Podem se inscrever grupos que sejam formados por alunos matriculados em escolas públicas ou particulares, de ensino médio e/ou fundamental, situadas ou não em Mogi das Cruzes.

Os grupos inscritos poderão ter integrantes que não são matriculados na unidade escolar para atuar nas partes técnicas, como direção, iluminação, sonoplastia e outros.

Também será permitida a participação no elenco de até dois integrantes que tenham terminado seus estudos e que queiram contribuir artisticamente com o espetáculo, com idade máxima de até 20 anos.

Os espetáculos inscritos deverão ter no mínimo 25 minutos de duração. Durante a seleção, que vai comportar no máximo 30 espetáculos, será dada prioridade aos grupos naturais de Mogi das Cruzes.

As peças selecionadas serão avaliadas por júri composto por três profissionais de arte e cultura, que tenham envolvimento com teatro, retirados do cadastro de profissionais da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes e/ou membros da Secretaria de Cultura.

Os interessados deverão acessar a plataforma online, disponibilizada no site da Secretaria Municipal de Cultura e se atentarem aos prazos. A data limite para as inscrições é 29 de julho, porém o processo é formado por três etapas e cada uma tem um prazo para ser cumprida.

Na primeira etapa, que tem prazo até 31 de maio, é preciso apresentar a ficha de inscrição preenchida e cópias de documentos pessoais, como RG e CPF do proponente. Já na segunda, que vence em 30 de junho, o proponente precisa inserir mais informações referentes ao espetáculo, como sinopse, atores e técnicos.

A última etapa, que se encerra no dia 29 de julho, requer upload dos documentos de todos os participantes, bem como o preenchimento e assinatura dos modelos de autorização de pais e responsáveis, bem como autorização de divulgação de imagem e som. Os dois documentos estão disponíveis na plataforma online, como anexo 1 e anexo 2.

Presente no circuito cultural de Mogi das Cruzes desde a década de 90, o FESTEMC foi criado pelo Teatro Experimental Mogiano e assumido pelo grupo TWL – Ousadia entre 2010 e 2013. Desde então, passou para a tutela da Secretaria de Cultura, como forma de reconhecimento da história do teatro estudantil da cidade.

O objetivo do Festemc é fomentar o fazer artístico nas escolas e estimular as produções estudantis e amadoras de teatro na cidade de Mogi das Cruzes, bem como promover a integração do grupo escolar, a geração de público para atividades culturais, incentivo e motivação para práticas artísticas e, por fim, proporcionar a arte-educação.

Vale lembrar que o edital que regra o Festemc deste ano foi elaborado a partir de uma construção coletiva. No mês de fevereiro, foi realizada a primeira reunião de 2018 do programa Diálogo Aberto, que teve como tema o teatro estudantil e o regulamento do Festemc.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br, pelo telefone 4798-6988, ou diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes – Praça Mons. Roque Pinto de Barros n.º 360, Centro Histórico, Mogi das Cruzes/SP. (Lívia de Sá)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome