Encontros do Clube de Xadrez na Biblioteca Municipal retornam nesta sexta-feira

0
799
SB post

Nesta sexta-feira (27/10), a partir das 19 horas, serão retomadas as atividades do Clube de Xadrez de Mogi das Cruzes, na Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant´Anna. As reuniões, que acontecem semanalmente, servem como um grande ponto de encontro entre aqueles que amam o xadrez, querem entrar em disputas ou apenas conhecer um pouco mais sobre o jogo.

O programa retoma nos mesmos moldes que tinha e segue sendo organizado pelo Clube de Xadrez de Mogi das Cruzes, uma associação sem fins lucrativos, presidida por Cláudio Lísias Tamarozi. Mas, como ele mesmo destaca, não é preciso se associar para participar dos encontros, nem dos embates no tabuleiro. É tudo de graça e o trabalho dos envolvidos na organização é voluntário.

Aos interessados, portanto, basta comparecer. Tão logo a reunião começa, já são abertas as inscrições para quem quer participar do torneio, que tem início pontualmente às 20h. De acordo com Tamarozi, entre 80% e 90% das pessoas que comparecem vão para participar do torneio. Ainda assim, há quem vá mais para acompanhar as partidas e/ou obter novos conhecimentos sobre a modalidade.

São aproximadamente 40 pessoas a cada sexta-feira, ocupando e movimentando a Biblioteca Municipal e o Centro Cultural de Mogi como um todo. “Desde que fomos para a Biblioteca, as reuniões se consolidaram. É um espaço bem apropriado e acolhedor para o tipo de atividade que desenvolvemos”, frisa.

Além do aspecto do entretenimento e da utilização do xadrez como ferramenta psicopedagógica, o Clube do Xadrez também atua no âmbito social, com arrecadação e doação de alimentos para entidades socioassistenciais.

Outro aspecto do clube é a formação de atletas de alto rendimento. Já foram formados pela associação campões paulistas e duas campeãs brasileiras de xadrez, um resultado inédito para o Alto Tietê como um todo.

Após a retomada nesta sexta-feira, os encontros do Clube de Xadrez acontecerão todas as sextas-feiras, com exceção do dia 3, em virtude do feriado do Dia de Finados. O encerramento das atividades de 2017 está previsto para o dia 8 de dezembro, com um torneio de confraternização e ajuda humanitária. Já a retomada deve acontecer em fevereiro de 2018.

Para celebrar o retorno dos encontros, o Clube de Xadrez realizou, no último dia 21, um encontro intitulado Xadrez, Pizza e Solidariedade. Nesse tipo de evento, a inscrição no torneio está sempre atrelada à doação de um alimento, que é revertido para as entidades parceiras da associação. Um segundo encontro nesses moldes está previsto para ser realizado no dia 11 de novembro.

A Bilbioteca Municipal, onde acontecem os encontros do Clube de Xadrez, fica no segundo andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, Centro. (Lívia de Sá)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome