Prefeitura realiza plantio de mudas da Mata Atlântica

0
613
SB post

Parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e o Colégio da Polícia Militar resultou no plantio de 40 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no sábado (24), no Jardim Flor da Montanha. A ação foi realizada em comemoração aos 40 anos dos projetos ambientais da instituição de ensino e integra o Programa Ilhas Verdes (PIV), que visa atenuar o calor nas áreas mais quentes do município.

Cerca de 100 voluntários, envolvendo alunos, pais, professores e coordenadores, participaram da iniciativa. Antes do plantio, técnicos da Sema promoveram uma palestra sobre a importância da arborização urbana para a melhora da qualidade de vida da população.

O local escolhido para receber mudas de paineiras, ipês, jabuticabas, araçás e sibipirunas foi o canteiro central da avenida Bartholomeu de Carlos, às margens do córrego dos Cuba.  O Serviço Autônomo de água e Esgoto (Saae) também participou da ação, fornecendo caminhão pipa para a rega das mudas.

Programa Ilhas Verdes

 

O Programa Ilhas Verdes tem por finalidade minimizar a gravidade dos problemas ambientais advindos do aquecimento global, atentando especialmente para as conseqüências dos gases que provocam o efeito estufa. Esses problemas vêm se acelerando devido às interferências do ser humano, causando mudanças climáticas significativas.

A amenização microclimática é um serviço ambiental de grande importância para o bem-estar da sociedade, com reflexos relevantes para a humanização da cidade e de seus habitantes.

Guarulhos é parte integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecidas pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – como áreas de relevância planetária para o fomento de práticas inovadoras com vistas ao desenvolvimento sustentável. Assim, é papel das cidades que as compõem promoverem a adoção de políticas para a sustentabilidade dessas áreas verdes.

Imagem: Divulgação

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome