Guarulhos promove 1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional na terça

0
504
SB post

O 1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional será realizado em Guarulhos na próxima terça-feira, dia 10, das 13 às 17h30, no Adamastor Centro. Aberta ao público em geral, a iniciativa é do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consan) e Nutricional e conta com apoio da Prefeitura. Interessados em participar podem se inscrever participar até segunda-feira, dia 9, através do email guarulhos.comsan@gmail.com Ao final do evento, haverá a eleição do Consan para o biênio 2017/2018.

Para a secretária executiva do Consan e nutricionista do projeto Saúde com Casca e Tudo da Prefeitura, Fabyenne Yano, a alimentação é um direto de todos. “A alimentação é um direito constitucional previsto no artigo 6º, e a segurança alimentar é a concretização desse direito. É ter o acesso regular e permanente aos alimentos de qualidade e em quantidade suficientes, sem comprometer outras necessidades essenciais”, disse.

O Consan, de acordo com Fabyenne, é um órgão de assessoramento com caráter permanente, consultivo e fiscalizar de políticas públicas de segurança alimentar. Atua nas escolas, hospitais, feiras livres, banco de alimentos, restaurantes populares, ações de educação alimentar e nutricional, incentivo à agricultura orgânica, entre outras.

Abertura

A palestra “A Política de Segurança Alimentar e Nutricional: papel do poder público e sociedade civil”, ministrada pela nutricionista e membro do Comsan de Guarulhos, Letizia Nuzzo, abrirá o seminário, às 14 horas. Em seguida, o analista socioeconômico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), doutor em Desenvolvimento Econômico e mestre em Economia Política, Jefferson Mariano, apresentará dados de Guarulhos no IBGE.

Eixos de discussão

O evento terá cinco eixos de discussão. O primeiro tema “Povos e Comunidades Tradicionais: como acessar seus direitos” será desenvolvido pelo membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e analista de implantação de políticas públicas da Reforma Agrária do projeto Incra/SP, Edgard Aparecido de Moura. “Transição Agroecológica” (da agricultura tradicional para a orgânica) será abordada pelo advogado ambientalista e membro do Grupo de Protocolo de Transição Agroecológico, Nelson Teixeira.

“Programas de Transferência de Renda e Orçamento Familiar” será tratado pelo analista socioeconômico do IBGE, Jefferson Mariano. Já “O papel da escola nos hábitos alimentares” ficará a cargo da nutricionista da Prefeitura de Campinas, Rosana Nogueira. Finalizando, o vice-presidente executivo da Associação de Controladores de Vetores e Pragas Urbanas, Sérgio dos Santos Bocalini, falará sobre “Controle de pragas como importante componente de Segurança Alimentar”.

Serviço:

1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Guarulhos

Terça-feira –  10 de outubro, das 13 às 17h30

Local: Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo)

Inscrições: até 9 de outubro, através do email guarulhos.comsan@gmail.com

Website: www.guarulhos.sp.gov.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome