Em Guarulhos, Professores da Rede Municipal realizam curso de aperfeiçoamento nos EUA

0
492
SB post

Após cinco dias efetivos em curso na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, os professores da Rede Municipal, Rogério da Matta Pereira, da EPG Gianfrancesco Guarnieri; Elen Graciele Martins, da EPG Paulo Autran; e Adriana Pereira da Silva, da EPG Hamilton Félix, estão de volta a Guarulhos com conhecimento e planos de serem multiplicadores das experiências, práticas e atividades elaboradas no curso, com os demais colegas da Rede Municipal.

Entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, os professores participaram do curso “Metodologia de Pesquisa Lesson Study”, oferecido pela Fundação Lemann, entidade responsável pelo assessoramento pedagógico das Escolas da Prefeitura de Guarulhos.

Durante o curso, que tinha como tema principal o ensino da matemática, os professores tiveram uma imersão na metodologia, com aulas teóricas ministradas pelo professor Akihiko Takahashi, o qual trouxe a proposta para os Estados Unidos a partir do sistema japonês de ensino. Além disso, os professores puderam desenvolver atividades em grupos e tiveram a oportunidade de visitar uma escola pública em Chicago, que adotou a metodologia.

Reflexões

Para a professora Elen Graciele, a oportunidade de conhecer a escola em Chicago foi o ponto alto do curso. “Visitar uma escola pública em Chicago, que usa a metodologia Lesson Study foi essencial para sair do papel e ver na prática, como acontece dentro da escola. Isso nos dá uma ideia de como tudo pode ser aplicado no nosso contexto da Rede Municipal. Foi de extrema importância visitar a escola ver acontecendo a discussão pré-aula, a observação durante a aula e pós-aula. Ver o engajamento de toda equipe escolar em um único plano de aula foi fundamental e muito importante para nós, acho que enriqueceu tudo o que foi estudado”, destacou Elen.

A professora Adriana Pereira da Silva explicou que o que mais a chamou atenção foi perceber que não havia nada inalcançável ou completamente novo a ser apresentado, “Foi um ponto forte ter que olhar os problemas que enfrentamos em sala de aula de maneira reflexiva, fundamentando-se e pensando nas hipóteses para solucionar esses problemas que exigem atenção, humildade e muito tempo. A correria em sala de aula às vezes não possibilita analisarmos tão detalhadamente novas alternativas e através da Lesson Study isso fica em evidência”, concluiu Adriana.

“Merece um maior destaque o envolvimento e a participação coletiva dos professores para planejar, executar, avaliar e propor melhorias de forma compartilhada onde todos os profissionais se beneficiam desse aprendizado em suas práticas pedagógicas”, ressaltou o professor Rogério da Matta Pereira, que afirma que o trabalho realizado dentro desta metodologia possibilita empenhar maior esforço dos profissionais da escola na busca de soluções para as necessidades reais do cotidiano escolar. “Foram aprendizados bastante significativos para nós que participamos deste momento de formação profissional”, concluiu Rogério.

O Curso

O Curso “Metodologia de Pesquisa Lesson Study” consiste em um trabalho pedagógico de pesquisa, oferecendo formação inicial para professores de Matemática, em torno de uma aula ou uma sequência de aulas, envolvendo o seu planejamento, a sua execução, análise posterior e retomada do plano, com fins de aprimoramento da proposta inicial.

Imagens: Divulgação

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome