Esculturas, gravuras, pinturas de tela, objetos e roupas artesanais são alguns dos produtos artísticos que foram expostos no sábado, 24/3, no Piso Azul que fica na parte externa do MAP (Museu de Arte Popular) de Diadema. A exposição aconteceu das 10h às 17h e faz parte da primeira edição da Feira de Arte que o museu realiza com o objetivo de divulgar trabalhos de artistas locais e também de facilitar a comercialização.
Também, no mesmo local, foi realizado o Sarau Cidadão “Mulheres nas Águas de Março” com declamação de poesias, música, dança e intervenções teatrais. Ambas as atividades integram os eventos do Mês da Mulher comemorado em março.
Feira Artística
Foram expostos, no Piso Azul do MAP, trabalhos de aproximadamente 15 artistas. Um deles é Gabriel Vatentin, escultor que produz suas criações utilizando uma mistura de cimento branco e cola e que tem na sustentação arame e ferro. Em geral, as peças são de figuras humanas e que também estarão à venda. “É a primeira vez que trago meus trabalhos para uma feira e acho a proposta interessante porque, além da visibilidade, é uma maneira de divulgarmos o que produzimos”, diz Valentin, que é escultor há 2 anos.
Quem também concorda que a Feira pode criar oportunidade de divulgação dos trabalhos é a artista plástica Geni Santos. Ela produz roupas artesanais feitas a partir de reaproveitamento de tecidos. “Faço roupas com motivos que remete a afrodescendência. Ao reutilizar os retalhos, tudo fica muito bonito e colorido”, afirma.
Para o secretário de Cultura, Eduardo Minas, a Feira de Arte e o Sarau Cidadão são formas de promover circulação cultural e também gerar renda. “A ideia é que essas produções se encontrem e que a população tenha contato com as linguagens artísticas que ainda são um pouco distantes e desconhecidas para a maioria. Junto com isso vem a oportunidade de venda que auxiliam os artistas e dá satisfação para quem compra, porque são produtos exclusivos ”, diz o secretário.
Para expor na Feira de Arte do MAP/Diadema é necessário ser morador ou trabalhar no município. O contato se faz diretamente no museu e é necessário que o expositor leve um portfólio.
A proposta é que esses dois eventos aconteçam mensalmente e cada vez será com uma temática diferente.
Serviço
MAP/Diadema – Avenida Graciosa, 300. Centro. Tel: 4071-4243.
Por: Natielly Santos, Tânia Ribeiro e Walmir Lima