
No dia 24/01, moradores da região norte de Diadema, que faz divisa com a mata do Parque do Estado, receberam a visita de profissionais de saúde para reforçar que os macacos não transmitem a febre amarela e incentivar a vacinação contra a doença.
A equipe, formada por agentes de controle de zoonoses do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de agentes comunitários de saúde (ACS) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Paineiras e Maria Tereza, percorreu as ruas Recanto Feliz, Alfenas, Curió e as avenidas Água Funda e Brasília, no bairro Campanário. “O contato pessoal passa mais credibilidade e confiança para a população do que apenas as mídias digitais”, afirmou o morador Hélio Roberto sobre a visita.
A febre amarela silvestre é uma doença viral transmitida apenas pela picada de mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes. “O trabalho de conscientização é importante, pois o macaco é tão vítima quanto o homem e serve como indicador da doença”, explicou a supervisora do CCZ, Djanira Benedita Moisés.
Caso encontre algum macaco, a orientação é não mexer, nem transportar o animal do local e ligar imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses ou Defesa Civil de Diadema. Quando o CCZ for acionado, as ações serão adotadas de acordo com a identificação do estado de saúde do animal. “Se o macaco for encontrado morto, será encaminhado material para análise em laboratório. Se estiver vivo, será monitorado”, esclareceu a responsável pela Coordenadoria de Vigilância à Saúde de Diadema, Andreia de Conto Garbin.
No sábado, 27/01, os agentes de saúde também percorrerão ruas próximas às UBSs Eldorado e Vila Paulina para orientar a população.
A Campanha de Vacinação contra Febre Amarela terá início dia 25/01, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Diadema (UBS), de segunda a sexta-feira, e nos sábados: 27/01, 03/02 e 17/02, das 8h às 17h.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema
Rua Ipoá, 40 – Jardim Inamar
Tel.: 0800 7710 963
Defesa Civil de Diadema
Rua João de Almeida, 352 – Centro
Tel.: 4044-0267/4044-0244
Texto e foto: Beatriz Lucas