Soleira: entenda a funcionalidade para a sua casa

Entenda por que a soleira é importante e escolha a mais adequada de acordo com a sua preferência e necessidade.

0
1245
SB post

Reformar ou construir é uma atividade que requer muita atenção, considerando que é preciso unir decoração e funcionalidade. Dos pontos principais até os mínimos detalhes, é preciso ter um olhar atento para evitar qualquer tipo de problema ou desconforto visual após as obras.

E não podemos pensar em detalhes de uma reforma ou construção sem falar das soleiras! Sendo assim, preparamos um artigo sobre a função e os tipos de soleiras para facilitar a sua escolha! Confira:

Por que e onde colocar soleira?

A soleira é fundamental para acentuar a divisão dos cômodos e para evitar alagamentos em determinados pontos de uma residência. Dessa maneira, o uso da soleira é indicado tanto para pontos internos, como para pontos externos da sua casa ou apartamento!

Soleira para ambientes internos

Para os ambientes internos, recomenda-se utilizar a soleira para ressaltar e harmonizar os limites de cada ambiente. Caso você utilize dois tipos de piso para cada ambiente, é preciso ter muita cautela para optar por uma soleira que combine com ambos os pisos.

Mas se você utiliza apenas um tipo de piso em diferentes ambientes — como sala e cozinha, por exemplo —, o uso da soleira é interessante para evidenciar onde começa e termina exatamente cada cômodo.

Além disso, ainda tratando-se de ambientes internos, recomenda-se usar a soleira principalmente para demarcar cozinhas e banheiros. São ambientes onde se faz muito uso da água e, caso ocorra algum incidente, a soleira impede que o líquido se espalhe para outros pontos. Sendo assim, o ideal é que haja um desnível sutil entre os cômodos.

No entanto, vale esclarecer que a utilização de soleiras para imóveis muito pequenos não é ideal. Se usada nesses casos, a elas proporcionam uma sensação de que o ambiente é ainda menor. Diante disso, recomenda-se o uso das soleiras de porta apenas para demarcar o banheiro.

Soleiras para ambientes externos

Agora você já sabe que uma das funções da soleira é impedir que a água se espalhe para diversos pontos da casa. Dessa maneira, não tenha dúvidas de que, para a entrada de residências, o uso da soleira é muito apropriado.

Além disso, nesse caso, recomenda-se também que haja um desnível mais acentuado, deixando a parte interna superior à parte externa. Assim você terá uma divisão de ambientes devidamente ressaltada, além de mais segurança, impedindo a passagem da água para a parte interna da casa!

Tipos de soleiras

Agora que você já sabe quais são as funcionalidades das soleiras, separamos 3 tipos para ajudá-lo no momento da escolha. Veja abaixo:

– Soleira de granito;
– Soleira de mármore;
– Soleira de porcelanato.

Soleira de Granito

A soleira de granito é uma das mais queridas dos arquitetos. A preferência é justificada por vários motivos e um deles é a versatilidade, visto que é possível encontrar uma enorme gama de cores e tons, fator que facilita a harmonia da soleira com os pisos.

Além disso, o custo-benefício das soleiras de granito é outro atrativo. É possível encontrá-las nesse material a partir de uma média de R$36,90. E como o granito possui pouca porosidade, ele absorve pouquíssima quantidade de água e é mais resistente a manchas. Dessa maneira, é possível fazer o uso da soleira de granito em ambientes internos e externos mantendo as características iniciais por muitos anos.

Soleira de mármore

A pedra de mármore é uma ótima escolha para soleiras de porta, visto que confere mais elegância ao ambiente. E pelo fato de se tratar de um material significativamente liso, a soleira de mármore é mais indicada para ambientes internos.

Soleira de porcelanato

O piso de porcelanato é bastante conhecido. A boa notícia é que agora também é possível encontrar facilmente as soleiras de porcelanato. É uma boa opção de combinação para quem possui o piso de porcelanato, basta escolher um bom tom diferente para evidenciar a divisão de ambientes.

Agora que você já sabe para o que serve e qual a importância das soleiras, é só escolher a que melhor combina com o estilo da sua casa!

Website: http://www.telhanorte.com.br/pisos-e-revestimentos/acabamentos-para-piso

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome