Guia da mesa posta: aprenda a montar e renovar sua mesa com estilo

0
277
SB post

Arrumar a mesa para refeições do dia a dia ou para receber convidados em casa é sempre um sinal de capricho e carinho com cada ocasião – seja ela simples, informal ou grandiosa. Sem contar que os detalhes de uma mesa posta tornam o ambiente mais acolhedor e deixam até os pratos mais saborosos. Aprenda algumas dicas do arquiteto da Etna, Edson Souza, para montar sua mesa com estilo e renovar a decoração da sua sala de jantar.

A primeira lição é selecionar os produtos básicos para compor sua mesa. Não pode faltar um aparelho de jantar completo com os itens da mesma linha. Isso inclui todos os tipos de pratos e jogos de xícaras de chá e café com pires. Pode ser o clássico branco, outras cores lisas ou com estampas. Vai do seu gosto! E se tiver dois conjuntos, por que não combinar itens brancos com peças coloridas?

Outro item essencial é o jogo de talheres – de preferência, liso e mais fácil de compor a decoração. Dependendo da refeição a ser servida, os tipos de talheres podem variar. Se você costuma fazer almoços e jantares mais informais, vários tipos de facas (como de peixe e sobremesa) são dispensáveis.

Copos e taças também possuem sua importância. Em uma ocasião mais formal e especial, você precisará, pelo menos, de uma taça para água e outra para acompanhamento, como vinho. Já em eventos mais descontraídos, os copos são ideais para sucos e refrigerantes, por exemplo.

Na hora de compor a mesa, os guardanapos não podem faltar. Escolha os de papel para usar no dia a dia e os de tecido para uma mesa mais elegante. Prenda-os com uma argola ou faça dobraduras e deixe disponível do lado esquerdo ou em cima do prato.

Mesa PostaCom todos os itens importantes em mãos, é a vez da montagem! Invista em toalhas de mesa para deixar mais aconchegante e aproveitar todo o espaço, principalmente quando houver vários pratos, taças e talheres. Tons neutros e tecidos mais rebuscados são para eventos especiais, enquanto cores e estampas são para momentos informais. Já quem é amante da praticidade pode optar pelos jogos americanos, que são fáceis de colocar à mesa, limpar e recolher. Suas várias cores, formatos e tecidos permitem brincar com a composição.

O toque final fica por conta do sousplat: essa peça que fica embaixo do prato dá um charme especial à decoração e tem a importante função de impedir que os pratos quentes façam marcas ou manchas na mesa. O acessório deve ser maior que o prato para destacar no décor e não deixar que pedacinhos de comida caiam sobre a toalha ou jogo americano.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome