Dos grandes centros para o interior: a moda dos imóveis compactos

Apartamentos com metragens reduzidas atraem diversos perfis de moradores que buscam praticidade e economia, em uma localização diferenciada.

0
624
SB post

“Esse é um novo jeito de morar que atende as necessidades de pessoas atrás de um local confortável e, ao mesmo tempo, funcional”, Diogo Souza Gomes.

Os apartamentos compactos já representam cerca de 42% dos lançamentos imobiliários só em São Paulo no último ano (como aponta pesquisa do Secovi-SP) e a tendência é de que esse tipo de moradia ganhe cada vez mais destaque também nas cidades do interior do país. O que faz com que tipo de imóvel de dimensões menores faz com que ele seja requisitado pelo mercado?

Os apartamentos considerados pequenos possuem metragens de 40, 30, 25 e até 10m². Um exemplo são os studios com os cômodos integrados. “Imóveis compactos são práticos para o dia a dia, econômicos e geralmente estão perto de comércio e lazer e com fácil mobilidade pelo transporte público. Esse é um novo jeito de morar que atende as necessidades de recém-casados, estudantes, solteiros, casais com filhos já adultos, idosos e profissionais com residência também em outra cidade que buscam um local confortável e, ao mesmo tempo, funcional”, pontua o diretor da Souza Gomes Imóveis, da cidade mineira de Juiz de Fora, Diogo Souza Gomes.

O urologista Walter Ritti possui imóveis pequenos como investimento com os mais variados perfis, como um quarto e sala, 2 quartos e agora um studio em Juiz de Fora. Ele já está de olho em inquilinos que moram sozinhos, parcela da população que cresceu nos últimos anos de acordo com o IBGE de 2015.

“Já me hospedei em um studio mobiliado e gostei da experiência. O apartamento menor facilita bastante a vida, principalmente, de quem é solteiro, público que aumenta cada dia mais. Investi num studio com academia e lavanderia, que é um grande atrativo, além de já vir mobiliado, que facilita para que o aluguel seja rápido. Somando essas qualidades, é comum o inquilino ficar mais de 30 meses”, ressalta Walter.

Imóveis pequenos, mas equipados, são a aposta do mercado imobiliário atual, como completa Diogo Souza Gomes. “Muitos prédios desse segmento são modernos e oferecem aos condôminos espaços comuns cheios de opções, como é o caso de uma área de lazer, por exemplo. Assim, os moradores conseguem viver em uma região privilegiada da cidade com economia e suprem as demandas diárias através da utilização das áreas compartilhadas”, completa Diogo.

A arquiteta Jaqueline Bonjour destaca, ainda, que os apartamentos estão reduzindo o tamanho tanto por conta do espaço nas grandes cidades pela aglomeração urbana, quanto pelas pessoas ficarem mais tempo fora de casa, precisando de menos cômodos. “É cíclica e recorrente essa necessidade de mudança por ambientes mais adequados à nova realidade de cada morador. Além disso, imóveis compactos são uma tendência em função de recursos financeiros e até naturais. Quanto menor o imóvel, menor o consumo”.

Os apartamentos pequenos são imóveis cada vez mais desejados nas cidades do interior, como lembra Diogo Souza Gomes, pois o interesse em viver com comodidade, gastando menos, é o mesmo do que nos grandes centros. Só na imobiliária Souza Gomes, em Juiz de Fora, mais de 40% dos imóveis comercializados são caracterizados como compactos.

A otimização dos espaços se torna aliada dos moradores de imóveis pequenos. “São várias as soluções para aproveitar 100% do ambiente, como a cozinha tipo americana integrada com a sala, painéis de correr para ampliar os espaços e ainda o mobiliário reversível”, detalha a arquiteta Jaqueline Bonjour.

O diretor da Souza Gomes ainda lembra outra possibilidade de adequação à nova realidade dos moradores: “o cliente que compra um imóvel de metragem mais reduzida costuma poder optar por ter ou não uma vaga de garagem. Essa escolha vai ao encontro da praticidade e controle financeiro que esse tipo de imóvel prega”.

E o público interessado em imóveis pequenos é variado. “Enquanto temos um studio de alto padrão voltado para clientes mais exigentes, temos apartamentos de 1 e 2 quartos de ótima qualidade sendo comercializados através das facilidades de financiamento do Minha Casa Minha Vida. O que importa é a preferência de cada morador a fim de que encontre o seu imóvel ideal”, destaca o gerente de vendas da Souza Gomes Imóveis, Victor Souza Gomes.

Website: http://www.souzagomes.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome