Diminui a área dos apartamentos, crescem as linhas de móveis para espaços pequenos

Para fazer frente às metragens residenciais cada vez menores nas grandes cidades, a indústria moveleira foca em peças multiuso, que aproveitam todos os cantinhos

0
845
SB post

Entre os lançamentos residenciais na cidade São Paulo em 2017, 58% mediam menos de 45 m², enquanto que, em 2012, esse segmento representou 19% do total. Com exceção a 2016, período em que o mercado imobiliário agonizou e andou de modo tortuoso, a cada ano os imóveis com menos de 45 m² abocanham uma parcela maior dos empreendimentos disponibilizados para os consumidores.

Os dados, apurados pela Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio), fazem parte de pesquisas e análises realizadas pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e servem como parâmetro para os players ligados ao mercado da construção, como o segmento de móveis e decoração. “Se nas grandes cidades pessoas e famílias estão morando em endereços menores, a indústria moveleira precisa oferecer um mobiliário adequado a essa realidade. Às vezes os modelos têm de ser mais compactos, mas em boa parte dos casos o ideal é que sejam flexíveis e capazes de aproveitar espaços perdidos”, afirma Ronald Heinrichs, proprietário e CEO da Meu Móvel de Madeira , ou MMM, que recentemente adquiriu a Oppa , seu concorrente direto no comércio online de móveis.

É a experiência quem afiança a fala de Heinrichs. Entre os itens campeões de venda na www.meumoveldemadeira.com.br destacam-se justamente as camas com gavetas, nichos, sapateiras e até criados-mudos embutidos, como a Till Up, a Charme, a Bali e a Setorize – esta última foi lançada no ano passado em parceria com a personal organizer Micaela Góes e o Estúdio Baobá. São modelos que fazem uso de uma área sob o colchão que, em imóveis grandes, não significa nada, mas que em apartamentos compactos pode representar um considerável local de armazenamento. “Basta pensar que uma cama de casal padrão ocupa 2,60 m². Isso equivale a quase 6% da área de um apartamento de 45 m²”, avalia o empresário.

A Cama Bali, um sucesso até na Europa, para onde é exportada desde julho de 2016 sob a marca Memomad, contemplou de tal maneira as necessidades e o gosto do público que a MMM está em pleno movimento de expansão da linha Bali. Fiel ao lema de evitar o desperdício de espaço, a empresa lançou a Cabeceira Bali, com quatro compartimentos perfeitos para guardar travesseiros, almofadas, cobertores e até botas de cano alto. São dois nichos inferiores, com aberturas nas laterais do móvel, e dois superiores, acessados por portas frontais basculantes. O modelo está disponível nos padrões Casal, Queen e King e pode ser coordenado com a cama da mesma linha ou com uma cama box de qualquer outra marca.

Guarda-roupas também se juntaram à linha Bali, oferecendo distribuição interna versátil, já que possuem prateleiras, cabideiro e gavetas grandes. Mas é em suas portas de correr que reside o maior apelo para os donos de quartos pequenos, já que elas não demandam espaço de abertura. Ou seja, o armário pode até ficar grudado no criado-mudo. Para quem é ainda mais carente de espaço, a solução pode estar no Guarda-Roupa Closet, sem portas: o móvel tem apenas 50 cm de profundidade, 5 cm a menos que seus irmãos com portas.

Para completar a linha Bali, a MMM ainda desenvolveu um espelho de chão que reúne duas prateleiras e ganchos, além de uma escrivaninha com gavetas, vãos acessados por cima e aberturas para a passagem de fios.

Móveis multifuncionais são os preferidos

Peças como as da linha Bali exemplificam o mobiliário multiuso no qual a Meu Móvel de Madeira investe para atender as necessidades de quem compra apartamentos cada vez menores. Até 2012, a metodologia de pesquisa do Secovi-SP fazia um cruzamento entre o número de dormitórios e a área útil dos imóveis residenciais lançados. De acordo com esses dados, publicados em reportagem de 28/04/2014 no site da revista Exame, pode-se afirmar que, em 2007, os apartamentos de 1 quarto lançados na cidade de São Paulo tinham 44,23 m² de área útil. Já em 2012, essa metragem caiu para 39,52 m².

Estudar as plantas dos novos empreendimentos residenciais, principalmente os do mercado paulistano, e acompanhar as revistas de decoração alimentam o setor de criação da MMM. Mas foi uma ação de marketing da própria empresa que evidenciou a necessidade de focar em móveis compactos: a casa-container MMM 404, de 27 m², que esteve aberta para visitação em Florianópolis em maio de 2015. “Como nós mesmos decoramos a casa, descobrimos o quanto é difícil encontrar peças que caibam bem em uma área tão pequena”, lembra Grasielli Leite, líder da equipe de design da empresa. Segundo ela, uma das linhas da MMM, a Petit, foi desenvolvida nessa ocasião, já que eles precisavam de um balcão de pia adequado às dimensões do banheiro do container.

Vários dos móveis da Meu Móvel de Madeira nascem das carências apontadas pelos consumidores nas redes sociais da marca. Foi assim que a empresa aumentou as opções de mesas de jantar extensíveis, lançando o modelo redondo Tea e os retangulares Euro e Karu. No dia a dia de casas e apartamentos pequenos, os moradores podem manter as mesas em seus formatos compactos, sem atrapalhar a circulação. Mas, quando há convidados, as peças se desdobram para acolher mais gente. “Há clientes que nos mandam até as dimensões desejadas para os móveis”, revela Grasielli. “Não podemos desenhar um produto que sirva apenas para esse ou aquele cliente, mas os pedidos nos ajudam a entender do que eles sentem falta”, completa.

Sobre a Meu Móvel de Madeira

A empresa nascida em 2006 em Rio Negrinho, SC, é o único e-commerce de móveis e acessórios de decoração a figurar durante quatro anos seguidos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking GPTW, presente em 53 países. A MMM entrega em todo o país, oferece 2 anos de garantia em seus produtos (desde que constatado que o defeito é de qualidade ou de fabricação) e trabalha com 10% de desconto nos pagamentos à vista com boleto bancário. Pagamentos via Paypal podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros, com parcela mínima de R$ 30. E a empresa ainda premia seus clientes fiéis por meio do Programa aMMMigo.

Website: https://www.meumoveldemadeira.com.br/

Procurando Móveis para decorar sua casa? Visite o portal Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome