Vinícolas em festa!

Escolha o seu roteiro para comemorar o Dia do Vinho. As celebrações da cultura da uva e do vinho abrangem cinco regiões produtoras espalhadas pelo Rio Grande do Sul, São Paulo e Vale do Rio São Francisco

0
659
Crédito: Renato Soares/ MTur
SB post

A partir desta sexta-feira (18) e até o próximo dia 3 de junho (Dia do Vinho) – comemorado sempre no 1º domingo de junho -, 255 empreendimentos voltados para o enoturismo, em diferentes regiões do Brasil, vão celebrar a data com muita festa. São mais de 350 atividades espalhadas por 22 cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Os principais eventos estão marcados para a Campanha Gaúcha, o Vale Central e Vale dos Vinhedos na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, todos no Rio Grande do Sul; no Roteiro do Vinho de São Roque (SP); e no Vale do Rio São Francisco.

O Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin) tem registros de atividades vitivinícolas em 11 estados brasileiros, entre eles Pernambuco e Bahia. Sim, acredite, o semiárido nordestino é a única região do planeta que produz vinho nessa latitude. As vinícolas de Terra Nova, na Bahia, também estão em festa para celebrar a data. O roteiro, no Vale do São Francisco, está engajado no mundo do vinho, da gastronomia e da hotelaria, contribuindo para o crescimento do enoturismo no Brasil.

Já no caso do Rio Grande do Sul, mais do que uma atividade econômica, a produção vitivinícola é considerada especial, uma herança italiana e expressão cultural dos gaúchos. A data será comemorada ao longo de duas semanas com degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados nas regiões produtoras de uva. Serão montadas ilhas de gastronomia, com exposições históricas, mostras de produtos regionais, apresentações culturais e de artistas locais, além de cursos de degustação, jantares harmonizados, encontros de confrarias, olímpiada de conhecimentos em vinho e até passeio ciclístico pelas paisagens das vinícolas gaúchas.

18 05 18 vinicola banco mtur Renato Soares 3
Crédito: Embratur

Além de incentivar o consumo de vinhos brasileiros, as comemorações são indutoras do enoturismo, atividade que amplia a produção de uva e vinho e os negócios nas vinícolas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras com a geração de muitos empregos e de renda. O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil e faz parte do Projeto Eventos Integrados e Integradores da Região Uva e Vinho (RS).

AGENDA – Com uma ferramenta que permite refinar a busca, o site oficial é o melhor caminho para quem deseja escolher e armar o próprio roteiro entre tantas combinações possíveis. Tem até a tradicional meia maratona Wine Run, para os atletas apreciadores de vinho ou para quem se exceder nas atividades de enogastronomia recompor a forma.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome