Receitas (e dicas) deliciosas para micro-ondas

0
665
SB post

Se você também acha que os alimentos perdem o sabor quando feitos no forno de micro-ondas, pense: quantas receitas você já tentou preparar? Nenhuma, não é mesmo? Ok, ok, no máximo uma ou duas que não deram certo e aí você abriu mão do eletrodoméstico que pode ser o seu maior aliado na cozinha (confira o outro artigo sobre o assunto), principalmente se você é daqueles que precisa de tudo pronto rapidamente.

Deixe de lado o preconceito e aprenda a dar um bom uso ao seu forno de micro-ondas. A gente ajuda com receitas práticas e de dar água na boca!

Para o dia a dia

Aposente de vez a lasanha congelada, até porque viver disso não vai fazer bem para o seu corpo e para a sua forma física. Nada é melhor do que comer um nutritivo arroz e feijão, com legumes, carne, peixe, frango (se você não for vegetariano) e até uma boa massa.

As comidas do dia a dia também podem ser feitas no seu micro-ondas, e o melhor de tudo: com sabor de comida de mãe.

Como preparo….

o Arroz?

Estrela maior dos nossos almoços e jantares, esse grão fica pronto em 25 minutinhos. É só juntar em um recipiente de vidro ou de plástico duas xícaras de arroz, quatro xícaras de água, os temperos que você costuma utilizar, e um fio de óleo. Mexa todos os ingredientes, selecionar 25 minutos em potência alta no micro-ondas e prontinho!

o Feijão?

Para acompanhar o arroz, nada melhor do que o feijão! Deixe uma xícara de feijão de molho de um dia para o outro. Em uma tigela própria, amasse alho e cebola com óleo no fundo e leve-os ao micro-ondas por três minutinhos. Depois, misture o feijão, três xícaras de água, sal, uma folha de louro e um tablete de caldo de carne esfarelado. Selecione a potência alta, de 25 a 30 minutos e misture de vez em quando. Agora é só servir!

a Carne moída?

A carne moída com o mesmo gostinho da receita da sua avó fica pronta em 10 minutinhos. Para meio quilo de carne moída, pique meia cebola, amasse um dente de alho, moa um pouco de pimenta do reino, adicione cebolinha e salsa se quiser, coloque uma colher de azeite e sal a gosto. Depois é só juntar tudo em uma tigela própria, selecionar a potência alta e o tempo de 10 minutos. Para ficar ainda mais gostosa, mexa a carne de dois em dois minutos.

o Ovo frito?
Fritar ovo no micro-ondas é fácil, fácil. Há utensílios próprios para isso, mas se você não tiver um, pingue um pouco de óleo ou use manteiga no fundo de um refratário pequeno. Quebre o ovo e fure a película que envolve a gema. Selecione a potência alta e deixe de 40 segundos a um minutinho.

Hmmmm …. As sobremesas!

Talvez fazer uma sobremesa deliciosa e bonita, de comer com os olhos, seja ainda mais fácil do que preparar um arroz com feijão no micro-ondas. Depois de aprender essas receitas, você nunca mais será obrigado a passar vontade quando quiser comer um docinho depois da refeição.

Pudim de leite condensado

Geralmente, as formas de pudim de leite condensado são de metal e impróprias para irem ao forno de micro-ondas. Já existem no mercado formas que custam baratinho e são ideais para serem levadas ao eletrodoméstico. Antes de começar a fazer essa receita, certifique-se de que tenha uma dessas em casa.

Separe uma lata de leite condensado, duas latas de leite – sim, utilize a lata de leite condensado que você abriu como medida para o leite –, quatro ovos, meia xícara de açúcar e um terço de xícara de água para fazer a calda. Junte o açúcar e a água na forma e leve-a ao micro-ondas por 7 minutos. Gire a forma para besuntá-la com a calda, bata os outros ingredientes no liquidificador e coloque-os na forma. Depois, coloque-a novamente no micro-ondas por 8 ou 9 minutos, deixe esfriar e leve o pudim à geladeira.

Bolo de chocolate

Receitas (e dicas) deliciosas para micro-ondas

Simples, rápido e muito bom, esse bolo leva menos de 10 minutos para estar na sua mesa. Você vai precisar de um copo americano de açúcar, quatro ovos, um copo americano de chocolate em pó, um copo de óleo, dois copos americanos de farinha com fermento, e um copo de água morna. Depois é só juntar todos os ingredientes em um pirex próprio, selecionar a potência alta e deixar o bolo assar por 7 minutinhos.

Brigadeiro

Esse brigadeiro serve para comer de colher, rechear bolo ou fazer as tradicionais bolinhas com granulado. Adicione uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de margarina e quatro colheres de sopa de chocolate em pó em um refratário e deixe cozinhar por 6 minutos, na potência alta. Misture o preparo de dois em dois minutos. Depois de pronto, retire-o do micro-ondas e mexa-o até se tornar uma massa homogênea.

Dicas preciosas

Além dessas receitas de deixar qualquer um salivando, existem dicas que ajudam a deixar os alimentos saborosos e evitar sujeira na hora de prepará-los.

Qualquer alimento com película, como salsichas, ovos e linguiças, devem ser perfurados antes de colocados no micro-ondas para evitar que os mesmos acumulem água e gordura e explodam;

  • Fure as batatas para assá-las e enrole-as em papel toalha;
  • Nunca coloque ovos com as casca dentro do micro-ondas;
  • É mais fácil descascar frutas cítricas se levá-las ao forno de micro-ondas por 20 ou 30 segundos antes;
  • Consulte outras receitas na internet! Há diversos sites com mais de mil receitas deliciosas para você preparar no seu forno de micro-ondas.

Mãos à obra e boa refeição!

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome