Conhecer um país através de sua comida é algo que pode muito bem ser aplicado ao Peru, terra natal do famoso ceviche. No ano de 2017, o número de turistas brasileiros cresceu cerca de 17% no país, se comparado ao ano anterior – segundo dados da PORMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para Exportação e o Turismo), divulgados na WTM Latin America 2018. Hoje o Brasil está entre os Top 10 mercados que mais gastam no Peru e permanecem em média 10 noites no país, segundo o “Diário do Turismo”.
Sua capital, Lima, possui alguns dos melhores restaurantes latino-americanos, de acordo com a tradicional publicação britânica Restaurant, dona do ranking 50 Best.Não por acaso sua capital, Lima, possui alguns dos melhores restaurantes latino-americanos, de acordo com a tradicional publicação britânica Restaurant, dona do ranking 50 Best. Saborear a singular culinária da principal cidade peruana é tão enriquecedor quanto passear por ruas históricas e tranquilas, contemplar um belíssimo pôr do sol no oceano Pacífico e dividir boas histórias com seus acolhedores habitantes.
A culinária em Lima reflete suas tradições e cultura. Seus aromas, sabores e aspectos ímpares já foram elevados à condição de iguarias internacionais. E, se o calendário de 2018 aponta o feriado de 1º de maio em uma segunda-feira, coladinho ao fim de semana, que tal aproveitar para conhecer tudo isso?
Leve seu Visa na mala! Se por algum motivo ele for perdido, fique tranquilo, os cartões VISA Platinum e VISA Infinite dispõem de serviços de assistência e em 24h você receberá um cartão emergencial para continuar sua viagem da maneira que planejou. Conheça o benefício dos cartões VISA Platinum e VISA Infinite aqui.
Conheça três restaurantes que valem a viagem – que devem ser reservados com alguma antecedência – e saiba também onde ficar e quais passeios fazer entre uma refeição e outra.
O campeão: Maido
Seu nome significa “bem-vindo” em japonês, e não poderia ser mais adequado: o ambiente aconchegante do restaurante é o cenário perfeito para se deliciar com pratos como peixe e polvo, caramujo, choripan e lombo. Nos últimos anos, o Maido se tornou presença constante entre os 50 melhores restaurantes da América Latina e hoje ocupa o primeiro lugar.
Um honroso 2º lugar: Central
Após três anos consecutivos no topo da lista, o atual segundo colocado da América Latina segundo a Restaurant proporciona uma aventura gastronômica pelo Peru baseada nas profundezas e nas altitudes onde os ingredientes são obtidos: de 25 metros abaixo do nível do mar a 4000 acima, no topo das cordilheiras. Moluscos, plantas do deserto, ervas medicinais e outros elementos são combinados para encantar não apenas o paladar, mas também a visão de quem visita o Central.
Um clássico: Astrid Y Gastón
Era 1994 quando a alemã Astrid e seu marido, Gastón Acurio, começaram o pequeno restaurante em Miraflores. Juntos, ousaram desenvolver a culinária peruana enquanto a francesa prevalecia. Da pequena casa onde começou, o Astrid Y Gastón hoje ocupa o centenário casarão no bairro de San Isidro. O menu varia de acordo com as estações do ano, com pratos preparados com ingredientes e temperos mais comuns em cada época. O Sárten de Pato com Arroz, servido com ovo de pata, crioulla de palta (molho de abacate) e rabanetes, é imperdível. Os ceviches da casa – afinal, estamos no Peru – também merecem ser provados.
Onde ficar
Como a ideia é estar perto dos melhores restaurantes da capital peruana, o Crowne Plaza Lima Hotel e o JW Marriott Hotel Lima, em Miraflores, e o Sonesta Hotel El Olivar, em San Isidro, são excelentes opções. Ambos os distritos são conhecidos por suas ruas arborizadas e pela segurança que oferecem, estando próximos também do Parque del Amor, outro ponto bem conhecido de Lima.
Um tour pela terra dos incas entre uma refeição e outra
Toda viagem pede um roteiro bem elaborado, de maneira a aproveitar o máximo de cada lugar. No caso desta viagem a Lima, um bom começo é passear pela Plaza de Armas, uma das mais bonitas da América Latina, e entender as origens da cidade. Da mesma praça também se vê o Palácio Episcopal e a Catedral de Lima. De lá, seguindo para o Museu Bodega Y Quadra você pode conhecer ainda mais as relíquias e os fragmentos históricos, além da estrutura arqueológica muito bem preservada. E, já que o mote dessa viagem ao Peru é a gastronomia, dar uma conferida na variedade de grãos, temperos e frutas exóticas no Mercado de Surquillo é fundamental.
Saiba mais sobre o benefício Substituição Emergencial de Cartão com Visa Platinum ou Infinite aqui.
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?