No segmento de comerciais leves, o Grupo atingiu um nível recorde de vendas, com 462.859 emplacamentos, em alta de 4,1% em relação a 2016.
As marcas Renault e Dacia bateram recorde de vendas, com 2.670.982 e 655.235 veículos vendidos, respectivamente. As vendas da Lada aumentaram 17,8%, para 335.564 emplacamentos, e as da Renault Samsung Motors caíram 10,1%, para 99.846 veículos.
“O Grupo bateu um novo recorde, com mais de 3,7 milhões de veículos vendidos em 2017. Nossos volumes e participações de mercado estão avançando em todas as regiões. Nossa estratégia de renovação da gama e expansão geográfica continuam a dar frutos. Em 2018, manteremos o crescimento e a internacionalização de nossas vendas, em linha com nosso plano ‘Drive The Future’”, declarou Thierry Koskas, membro do Comitê Executivo e diretor Comercial do Grupo Renault. |
Sozinha, a marca Renault registrou um crescimento de 3,7%. A participação de mercado atingiu 8,2%. A Renault se beneficia principalmente da renovação total da família Mégane, realizada em 2016, bem como do lançamento do novo Koleos, em junho de 2017. O Clio 4 se mantém como o 2º veículo mais vendido na Europa, e o Captur como o 1º crossover de sua categoria.
A Renault mantém a liderança no segmento de veículos elétricos, com uma participação de mercado de 23,8%. Os volumes de vendas aumentaram 38%. Veículo elétrico mais vendido na Europa, o ZOE registrou um crescimento de 44% de seus emplacamentos.
A marca Dacia registrou um recorde de vendas na Europa antes mesmo do lançamento do novo Duster, previsto para o início de 2018, com 463.712 veículos emplacados (+11,7%) e uma participação de mercado de 2,6%, em alta de 0,2 ponto. Esta alta é principalmente associada às performances do Sandero fase 2, lançado no fim de 2016.
Fora da Europa, todas as regiões continuam a avançar em volumes e em participações de mercado. Os emplacamentos do Grupo estão em alta de 11,6%, em um mercado que avança 3,3%. Os volumes fora da Europa representam agora 49,2% da totalidade das vendas.
O Grupo Renault fortalece suas posições, com o sucesso de sua nova gama: Renault Kaptur, Lada Vesta e Lada XRAY na Rússia, Koleos na China, Mégane Sedan na Turquia, Duster Oroch e Kwid nas Américas.
Na Eurásia, os emplacamentos estão em alta de 13,6%, em um mercado que avança 7,0%. Agora incluindo a marca Lada, a participação de mercado do Grupo avançou 1,4 ponto, para 24,5%, principalmente graças à dinâmica na Rússia.
O mercado russo está em alta pela primeira vez em quatro anos e avançou 12,2%. O Grupo aumentou suas vendas em 16,9% (incluindo a Lada). Em 2017, mais de um carro em cada quatro vendidos na Rússia foi da marca Lada ou Renault.
A Lada registrou uma alta de 17,0%, com uma participação de mercado de 19,5% (+0,8 ponto) graças ao sucesso da renovação da gama, principalmente com os modelos Lada Vesta e Lada XRAY.
A marca Renault alcançou uma participação de mercado recorde de 8,5%, em progressão de 0,3 ponto. O Kaptur registrou 30.958 emplacamentos e o Duster, 43.715.
A Rússia se mantém como o segundo mercado do Grupo, com a consolidação dos volumes da Lada.
Na Turquia, a Renault atingiu um nível histórico de vendas, com uma alta de 7,0% (130.276 veículos), em um mercado em queda de 2,8%. O sucesso do Mégane Sedan se confirma com quase 39.300 emplacamentos. A participação de mercado da marca aumentou 1,3 ponto, ficando em 13,6%, e a Renault é agora a primeira marca do país em veículos de passeio e comerciais leves.
Na região Ásia Pacífico, os emplacamentos aumentaram 17,0%, em um mercado em alta de 2,7%.
Na China, a Renault vendeu mais de 72.100 veículos, contra 35.278 em 2016, dobrando, assim, seu volume de vendas no ano. O sucesso do novo Koleos se confirma com mais de 43.400 emplacamentos.
Após um forte crescimento em 2016 marcado pelo lançamento dos modelos SM6 e QM6, a Renault Samsung Motors registrou uma queda de 10,1%, devido à ausência de um novo modelo em um mercado extremamente competitivo.
Na África – Oriente Médio – Índia, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 8,4%, em um mercado que aumentou 2,0%. A participação de mercado avançou 0,4 ponto, para 6,6%.
No Irã, as vendas avançaram 49,3%, com uma participação de mercado recorde de 10,8% (+2,4 pontos), graças ao sucesso do Tondar e do Sandero.
Na Índia, a Renault se mantém como a primeira marca de automóveis europeia, com 3,1% de participação de mercado. As vendas caíram 14,9%, aguardando o avanço do Captur.
No Magrebe, as vendas do Grupo avançaram 5,6%, em um mercado em queda de 4,7%. A participação de mercado ficou em 42,4%, em alta de 4,1 pontos, principalmente como resultado da performance na Argélia, onde o Grupo atingiu uma participação de mercado recorde de 62,8%, em alta de 11 pontos.
Na região Américas, as vendas aumentaram 9,9%, em um mercado em alta de 7,2%, com uma participação de mercado de 6,7%, em alta de 0,2 ponto.
O Grupo continua a se beneficiar plenamente da recuperação do mercado brasileiro, que avançou 9,3%. As vendas aumentaram 11,4% e a participação de mercado atingiu um nível recorde de 7,7% (+0,2 ponto), graças aos bons resultados dos novos modelos Captur e Kwid. Lançado em agosto, o Kwid já totaliza quase 22.600 vendas.
Em um mercado argentino em alta de 26,4%, o Grupo cresceu 16,3%, aguardando o avanço do Kwid.
Grupo Renault: perspectivas comerciais para 2018
Em 2018, o mercado mundial deve ter um crescimento de 2,5% em comparação com 2017. O mercado europeu deve ter uma alta de 1%, com uma progressão de 1% para a França.
Fora da Europa, o Brasil deve ter uma alta de 5% e a Rússia, de quase 10%. A China deve crescer 5%, e a Índia, 6%.
Neste contexto, em 2018 o Grupo deve colher os frutos de uma gama renovada em todas as regiões e manter o crescimento2 das vendas principalmente fora da Europa, em linha com o novo plano ‘Drive the Future’.
1 Em perímetro constante
2 Em perímetro constante
Total das vendas do Grupo por região: | Acumulado no fim de dezembro* | ||
Veículos de passeio + comerciais leves | 2017 | 2016 | % variação |
França | 673.852 | 651.780 | 3,4% |
Europa** (exceto França) | 1.237.317 | 1.158.171 | 6,8% |
Total França + Europa | 1.911.169 | 1.809.951 | 5,6% |
África – Oriente Médio – Índia | 532.391 | 491.301 | 8,4% |
Eurásia | 732.786 | 645.278 | 13,6% |
Américas | 389.419 | 354.241 | 9,9% |
Ásia Pacífico | 195 869 | 167 403 | 17,0% |
Total exceto França + Europa | 1.850.465 | 1.658.223 | 11,6% |
Mundo | 3.761.634 | 3.468.174 | 8,5% |
**Europa = União Europeia, Islândia, Noruega & Suíça.
Total de vendas por marca | Acumulado no fim de dezembro* | ||
2017 | 2016 | % variação | |
RENAULT | |||
Veículos de passeio | 2.264.075 | 2.094.905 | 8,1% |
Veículos comerciais leves | 406.914 | 392.977 | 3,5% |
Veículos de passeio + comerciais leves | 2.670.989 | 2.487.882 | 7,4% |
RENAULT SAMSUNG MOTORS | |||
Veículos de passeio | 99.846 | 111.097 | -10,1% |
DACIA | |||
Veículos de passeio | 610.160 | 542.463 | 12,5% |
Veículos comerciais leves | 45.075 | 41.752 | 8,0% |
Veículos de passeio + comerciais leves | 655.235 | 584.215 | 12,2% |
LADA | |||
Veículos de passeio | 324.694 | 274.968 | 18,1% |
Veículos comerciais leves | 10.870 | 10.012 | 8,6% |
Veículos de passeio + comerciais leves | 335.564 | 284.980 | 17,8% |
GRUPO RENAULT | |||
Veículos de passeio | 3.298.775 | 3.023.433 | 9,1% |
Veículos comerciais leves | 462.859 | 444.741 | 4,1% |
Veículos de passeio + comerciais leves | 3.761.634 | 3.468.174 | 8,5% |
Grupo Renault: 15 principais mercados no fim de dezembro de 2017 | |||
Volumes em 2017* (unidades) | Veículos de passeio + comerciais leves Market Share em 2017 (em %) |
||
1 | FRANÇA | 673.852 | 26,44 |
2 | RÚSSIA | 448.270 | 28,02 |
3 | ALEMANHA | 228.046 | 6,14 |
4 | ITÁLIA | 215.901 | 9,98 |
5 | ESPANHA | 185.760 | 12,95 |
6 | TURQUIA | 178.646 | 18,68 |
7 | BRASIL | 167.147 | 7,69 |
8 | IRÃ | 162.079 | 10,81 |
9 | REINO UNIDO | 115.262 | 3,96 |
10 | ARGENTINA | 115.243 | 13,34 |
11 | ÍNDIA | 112.489 | 3,07 |
12 | COREIA DO SUL | 100.537 | 5,71 |
13 | BÉLGICA + LUXEMBURGO | 88.547 | 12,90 |
14 | CHINA | 72.137 | 0,26 |
15 | MARROCOS | 70.536 | 41,84 |