Biblioteca Monteiro Lobato comemora um ano de reabertura com programação especial

Atividade também marca início das comemorações de 60 anos da biblioteca pública, que terão continuidade até 2018

0
1156
SB post

Em comemoração ao aniversário de um ano de sua reabertura, celebrado no dia 2 de dezembro, a Biblioteca Monteiro Lobato, em São Bernardo, realiza programação especial e gratuita nos dias 7, 9 e 13 de dezembro. A atividade também marca o início das comemorações de 60 anos da biblioteca pública, que terão continuidade em dezembro e ao longo de 2018.

 

Com o tema “A Biblioteca Pública: espaço de compartilhamento”, a professora Lúcia Maciel Barbosa e a educadora Isabel Santos Mayer irão discutir o tema, lançando a provocação: seriam as bibliotecas públicas lugares de encontro, onde grupos heterogêneos se reúnem e compartilham espaços e experiências diversas? Nesse sentido, é justo falar da necessidade de estratégias de mediações que contemplem a heterogeneidade? A atividade acontecerá no dia 7, às 16h30.

 

Outro destaque será o bate-papo com Tatiana Feltrim, Youtuber desde 2007. Com vídeos feitos em casa, sem muita produção, Tatiana fala sobre livros, leituras, novas mídias e bibliotecas públicas no século XXI e já contabiliza 250 mil inscritos. É considerada por muitos a mais antiga das “booktubers” e tem uma experiência muito rica na mediação do público jovem, mais familiarizado com novas tecnologias.

 

Para finalizar a programação, acontecerá o encerramento da oficina Ateliê de Escritores, com o lançamento do livro com a coletânea de textos produzidos pelos participantes das oficinas de iniciação à escrita de prosa e poesia. Uma produção coletiva que marca o primeiro ano de oficinas culturais em que o livro e a leitura estiveram no centro do fazer.

 

Revitalização – A reforma na biblioteca foi fundamental para adequar o espaço às atuais necessidades do público. A reformulação criou uma sala multiuso com capacidade de 120 pessoas sentadas, um café, espaço braille, espaço de estudos, entre outros itens que aumentaram sua funcionalidade. Fabrício Antunes, um munícipe que conheceu a biblioteca antes da reforma, fala que agora passou a frequentá-la com muito mais assiduidade. “O ambiente está mais acolhedor, claro e moderno, além de adequado para o estudo e o lazer. Todo cidadão tem direito à informação e a biblioteca pública é uma forma de se exercer a cidadania”, disse.

 

Visitas crescentes – O resultado das mudanças pode ser verificado em números. De janeiro a setembro, foram realizados 31.597 empréstimos, sendo que em 2015 foram 15.135 empréstimos no mesmo período. Já o número de visitas quintuplicou, já que frequentam o espaço 137.451 pessoas e, em 2015, foram 26.714 munícipes. A quantidade de programação cultural foi ampliada de 4.437 de atividades, em 2015, último ano anterior à reforma, para 6.761 ações.

 

Entre os cinco títulos adultos mais procurados estão Diário de Anne Frank, Os Miseráveis, Crime e Castigo e o Mundo de Sofia. Já os mais infantis estão Eliete, Seleção, Diário de Um Banana, Minha Vida Fora de Série e Diário de Uma Garota Nada Popular.

 

Outra importante mudança foi o horário de funcionamento. Desde sua reinauguração, a Biblioteca Monteiro tem seu horário de atendimento ao público estendido, sendo de terça a sexta das 9h às 21h e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acompanhe a programação completa emwww.saobernardo.sp.gov.br/guiadacidade.

 

Confira a programação:

 

A Biblioteca Pública: espaço de compartilhamento

Dia 7 – 14h30

 

Bate Papo com Tatiana Feltrim

Dia 9 – 14h

 

Nosso Livro: encerramento da oficina Ateliê de Escritores

Dia 13 – 19h

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome