Os três cemitérios municipais de Santos (Areia Branca, Saboó e Paquetá) foram alvo, nesta terça (31), de mutirões preventivos contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Cerca de 50 agentes de controle de vetores, encarregados de áreas e servidores da equipe educativa ajudaram a orientar funcionários e a eliminar possíveis criadouros. Na ação, foram recolhidos plásticos que envolvem vasos de plantas e floreiras e outros objetos que poderiam acumular água parada, totalizando 45 sacos de 100 litros cada.
Também houve a aplicação de sal grosso e larvicidas em locais de risco junto às campas. “O foco principal desta ação é contribuir para a mudança de olhar no local de trabalho e destacar a importância da prevenção no combate às arboviroses em nosso Município”, explica a responsável pelo setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), Liseane Oliveira. Orientação
Nesta quinta-feira (Dia de Finados), integrantes da Seção de Controle de Vetores estarão nas entradas dos três cemitérios orientando os visitantes para que retirem embalagens e plásticos dos vasos e adotem outras medidas de prevenção. Depois do feriado prolongado, os profissionais retornam aos equipamentos para a eliminação completa de possíveis focos.
Leia aqui sobre o esquema especial dos cemitérios para receber os visitantes.
Fotos: Susan Hortas