Pesquisa revela atual cenário das agências de comunicação no Brasil

A pesquisa tem o objetivo de ajudar agências de publicidade brasileiras a crescerem e a se desenvolverem através de uma gestão integrada e automatizada.

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Pesquisa revela atual cenário das agências de comunicação no Brasil
Quer saber como funciona uma agência de publicidade? Nós te mostramos! ( Pesquisa iZoom 2018 )
SB post

Muito se fala sobre uma nova perspectiva do profissional de publicidade, que, após abrir a sua própria agência precisa assumir novas responsabilidades. A fim de compreender a fundo os aspectos ligados à gestão de agências de comunicação, foi criado o iZoom 2018. A pesquisa, uma iniciativa do iClips, mostra a relação entre integração e sucesso de agências de todo o Brasil, bem como as principais dificuldades enfrentadas por essas empresas.

O levantamento, conta ainda, com a participação de profissionais que lidam diretamente com o mercado publicitário e utilizaram dessa experiência para realizar comentários especializados para cada nicho, tornando a análise mais próxima do público-alvo. Observamos que os avanços em termos de gestão são diferenciais competitivos indispensáveis para essas empresas, pois otimizam a conquista de novos clientes, auxiliam no gerenciamento de processos internos e tornam a organização das demandas mais eficiente.

Fluxo de trabalho

Assumir riscos sem previsibilidade, trabalhar com base em achismos, confiar plenamente a administração da agência em planilhas. Sem dúvidas essas práticas não fazem parte de uma gestão eficiente, pois vão contra a uma das principais metas de uma empresa: a de gerar receita e manter a lucratividade. De acordo com dados levantados pelo iZoom, 19,7% das agências ainda não implementaram sistemas de gestão com relatórios para cercear a melhor tomada de decisão. Mas o dado que merece mais atenção revela que 50% dessas mesmas agências enfrentam dificuldades na organização do fluxo de trabalho. E como se sabe, um workflow eficaz começa no planejamento e na reunião de briefing e só termina quando o projeto é veiculado e os resultados são mensurados. Nesse sentido, contar com a velha planilha pode ser um tiro no pé quando se busca agilidade e confiabilidade para tomar decisões rápidas e embasadas.

Maiores dificuldades

Conquistar novos clientes é uma das metas mais desafiadoras nas agências de publicidade, e a pesquisa só vem a comprovar isso: 44,7% indicam que uma das maiores dificuldades é mesmo conquistar novos clientes. Ao contrário do que se pode pensar, a busca desenfreada por novos clientes está longe de ser sinônimo de prosperidade no negócio, mas sim de uma corrida para compensar a baixa lucratividade, resultado de uma má gestão interna das contas adquiridas.

E por falar em gestão financeira, a rentabilidade também se mostra um desafio à parte, um total de 40,9% dos respondentes afirmam sentir dificuldades em gerar lucro de forma saudável. Isso se deve ao fato de que ainda há certa desorganização de novas contas conquistadas, ou seja, grande parte dos gestores não está preparada para lidar com uma demanda crescente. Além dos desafios relacionados à aquisição de novos clientes e à rentabilidade, o levantamento nos mostra que a precificação também é um tema complexo e realizada a partir de métodos equivocados ou ultrapassados: ou as agências cobram valores muito abaixo do mercado devido a pressão de clientes e da concorrência, ou se baseiam em tabelas sem fundamento.

Tomadas de decisão

Diante dos dados vistos até aqui, fica claro que a figura do gestor deve ir além do profissional que se limita ao gerenciamento de projetos ou mesmo à delegação de tarefas. É preciso ter firmeza para tomar decisões que vão definir o futuro da agência. Para que isso ocorra, lançar mão de um sistema automatizado é o melhor caminho para dar segurança aos controles diários e obter informações para decisões de médio e longo prazo. Pedro Marcílio, Vice-Presidente de Planejamento e Inovação da Mídia 13, destaca que essa questão é fundamental para se ter a operação da agência “sob controle”. Mesmo para pequenas agências esse procedimento é válido. “A impossibilidade de se contratar um sistema que integra departamentos por falta de recursos não pode ser utilizada como desculpa para não se ter algum tipo de controle”, conclui.

Para entender de forma aprofundada sobre os demais temas relacionados à gestão de empresas criativas faça o download da pesquisa completa.

Website: http://www.iclips.com.br

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