
A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado, desde o mês de fevereiro, a regularização do atendimento do exame de mamografia. Até o momento, já foram realizadas mais de 600 mamografias no Centro de Saúde II Doutor Odilon de Souza Miranda.
O trabalho tem sido intensificado com o aumento da oferta do exame e a agilidade na marcação, permitindo uma resposta muito mais rápida do Poder Público, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A usuária da rede de saúde do município passa pelo médico, na rede de atendimento e, após o encaminhamento, o exame é marcado no prazo de 15 dias.
Atualmente o município realiza o exame de mamografia no Centro de Saúde, onde são agendados 40 pacientes por dia, e no hospital referência Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos (AME), que oferece 150 vagas ao mês.
Apesar dos avanços, a maior dificuldade encontrada pela equipe de saúde são as faltas e a dificuldade de contato com os pacientes. ”Cerca de 300 pacientes foram chamados, mas sem sucesso. O número não atende ou cai na caixa postal”, explicou a assistente técnica da regulação, Selma Regina.
A estratégia, agora, do setor de regulação, será encaminhar a relação dos pacientes sem contato aos Programas Saúde da Família (PSFs), solicitando a identificação deles para realização do exame, que é de suma importância para a identificação de doenças relacionadas à mama.“Disponibilizamos, exclusivamente, uma estagiária para realizar o agendamento dos pacientes, é importante que eles também procurem a rede pública de saúde para atualizar o cadastro”, ressaltou.