Estamos sempre pensando em inovação e na experiência dos nossos clientes, então já começamos a trabalhar com a solução integrada ao nosso serviço de multicanal.
A principal empresa de desenvolvimento de aplicativos de mensagens, o WhatsApp, lançou oficialmente um aplicativo, o WhatsApp Business para pequenas e médias empresas. O WhatsApp informa que este novo aplicativo torna mais fácil para as corporações se conectarem aos seus clientes e também facilita a comunicação entre os usuários existentes, hoje cerca de 1,3 bilhões no WhatsApp, diretamente com sua escolha de negócios.
Ela já tinha anunciado em setembro do ano passado sobre seu plano de introduzir a ferramenta WhatsApp específica para pequenos e médios negócios, bem como uma solução empresarial para grandes empresas. Embora o WhatsApp tenha planos para cobrar corporações maiores no futuro, o aplicativo atualmente é gratuito para as organizações de pequeno e médio porte.
Seguem alguns recursos desse novo sistema de comunicação:
Perfil
O WhatsApp Business vem com algumas características-chave que permitirão que as empresas se representem oficialmente no serviço WhatsApp. Assim como a página do Facebook, o aplicativo possui um recurso de Business Profiles, onde os clientes podem obter informações úteis sobre o negócio, como e-mail, website ou detalhes do negócio.
Uma conta comercial pode ser configurada usando o número de celular e também com o número fixo. O titular da conta simplesmente terá que escolher a opção para verificação em caso de linha fixa.
Mensagens com maior velocidade de respostas
Além dos recursos comuns do WhatsApp, o novo aplicativo inclui ferramentas de mensagens inteligentes, como respostas rápidas que podem ajudar as empresas a responderem com maior velocidade às consultas comuns dos clientes.
Com mensagens de saudação automatizadas, as empresas podem gerenciar um tempo de resposta mais rápido, semelhante ao recurso disponível no Facebook para empresas.
Métricas
O WhatsApp Business também vem com estatísticas de mensagens para analisar o desempenho das mensagens enviadas através de métricas simples.
Outros recursos também importantes são as contas comerciais que são claramente listadas diferentes das contas usuais do WhatsApp, o que ajudará os usuários a saber que estão falando com um negócio. Além disso, o aplicativo também é acessível através de desktop com o WhatsApp Web, isso ajuda as empresas a interagir eficientemente com seus clientes.
O seu Cliente e o Aplicativo
Embora o novo aplicativo seja dedicado às empresas, as pessoas com suas contas regulares podem continuar usando o aplicativo, como de costume, e melhor ainda, não precisam baixar nada de novo. Como um usuário normal do WhatsApp, se o empreendedor acha que o seu cliente será bombardeado de mensagens promocionais, isso pode ser verdade até um certo ponto. No entanto, ele ainda terá controle completo sobre as mensagens que recebe. Quando quiser pode facilmente bloquear o negócio ou denunciar spam, caso não seja do seu interesse.
As empresas que realmente conseguirão se destacarem, serão aquelas que conseguirem fazer uma comunicação eficiente, rápida e de conteúdo relevante para seu cliente.
O WhatsApp Business já está sendo utilizado hoje por algumas empresas especializadas em plataforma de multicanais e Omnichannel no Brasil. Com isso, o aplicativo ganha mais recursos como classificar o atendimento do cliente, monitorar palavras escritas, criar pesquisas dentre outras funcionalidades.
Embora o WhatsApp ainda não tenha anunciado nada sobre quando irá oferecer para as grandes empresas hoje, é provável que a solução seja baseada no WhatsApp Business, mas com recursos mais avançados desenvolvidos para companhias aéreas, lojas de comércio eletrônico e bancos.
O WhatsApp promete com esse aplicativo ajudar a crescer o negócio de pequenas e médias corporações.
Por ASC Brazil