No dia 3, Carna-Museu, com a participação de blocos, homenageará centenário da Banda Lira; Paranapiacaba terá quatro dias de folia
Uma festa no Museu de Santo André será a novidade do Carnaval deste ano na cidade. O Carna-Museu, no dia 3 de fevereiro (sábado), terá a participação da Banda Lira, que será homenageada pelos 100 anos, completados em 2018. A programação deste ano terá ainda a apresentação de outros blocos, bem como quatro dias de folia na vila de Paranapiacaba.
A concentração para o Carna-Museu será a partir das 16h, na Concha Acústica da Praça do Carmo. Em seguida os foliões percorrerão as principais ruas da região até o Museu, na rua Senador Fláquer 470 – Centro. A previsão de chegada ao local é às 18h, quando terá início o baile.
O baile será animado ao som das tradicionais marchinhas comandadas pela Banda Lira e pela participação dos Blocos da Rose Calixto, Paranafolia e É de Arrepiar. “A ideia é difundir a história do carnaval andreense, tanto através das marchinhas como da exposição de fotos dos antigos carnavais”, afirma o prefeito Paulo Serra. O evento é gratuito e livre para todas as idades.
Blocos – A apresentação dos blocos terá início na sexta-feira (2). Neste dia, o Bloco Beco do Conforto faz a festa das 18h às 22h, no cruzamento das ruas Abílio Soares e Gertrudes de Lima. No mesmo horário a Banda “Concentra, Mas Não Sai” será a atração no cruzamento das ruas Abílio Soares e Xavier de Toledo.
No sábado (3), das 11h às 20h, o Bloco É de Arrepiar se apresenta no cruzamento das ruas Abílio Soares e Gertrudes de Lima. E o Bloco Maloca do Barbosa se concentra a partir das 11h no calçadão do Cine Carlos Gomes. Às 14h30 o cortejo percorrerá a rua Senador Fláquer, o calçadão da Rua Cel. Oliveira Lima, rua Primeiro de Maio, rua Montecasseros e rua Bernardino de Campos. O encerramento está previsto para as 18h.
No domingo (4), o evento ‘Vem para os Parques’, da Secretaria de Meio Ambiente, terá concentração às 13h no Parque Prefeito Celso Daniel. Às 14h os participantes percorrerão as avenidas D. Pedro II, Ramiro Colleone, Pereira Barreto e Professor Valdemar Mattei, até palco do Parque Central. A festa prossegue até as 18h.
No sábado (10) A Banda da Baixaria se concentra às 12h32’42” na rua Álvares de Azevedo, próximo ao Clube 1º de Maio. Em seguida percorre algumas ruas do Centro da cidade.
Paranapiacaba – O já tradicional Carnaval de Paranapiacaba acontecerá de sábado a terça-feira (10 a 13 de fevereiro). Nos quatro dias, das 13h às 17h, serão realizadas as matinês para o público infantil, no Antigo Mercado.
O Bloco das Bruacas também estará na vila mais uma vez. No sábado e na terça-feira a folia será no Coreto do Clube União Lyra-Serrano, das 14h às 17h. Na segunda-feira, a banda percorrerá as ruas da vila. A concentração está marcada para as 12h no Bar do Campo (Av. Ford, s/n).
No domingo, a partir das 14h, a turma do Paranafolia carrega os foliões pelas ruas da vila. A concentração está marcada para as 14h no Largo dos Padeiros.
Já na segunda-feira, a folia será por conta dos Blocos Beco do Conforto e Carnapotó que se apresentam no Largo dos Padeiros das 13h às 19h. E às 15h, o Calango Brabo será a atração no Coreto do Clube ULS.
Outras opções – Além das brincadeiras carnavalescas, Paranapiacaba oferecerá outras atrações. Nos quatro dias, quem for à vila, poderá conferir a Feira Caminhos do Cambuci, com produtos elaborados com o fruto típico da Mata Atlântica, que acontecerá no Galpão das Oficinas, na rua da Estação, s/n. Já a Feira de Artes, Artesanato e Antiguidades, ocorrerá no Clube União Lyra-Serrano, das 8h às 17h.
A vila ferroviária de Santo André conta ainda com museus que resgatam a história local e da ferrovia e trilhas em meio à Mata Atlântica no Parque Nascentes. Para receber os visitantes, a vila dispõe de bares, cafés, restaurantes e pousadas, entre outros serviços. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4439-0109, ou em: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/paranapiacaba.
Texto: Marcos Imbrizi