Wizeo é exemplo de inovação no Brasil e no mundo

0
14
Wizeo é exemplo de inovação no Brasil e no mundo
Créditos: Site Sodexo Benefícios (https://www.sodexobeneficios.com.br)
SB post

Saiba como a Sodexo levou o propósito de promover a qualidade de vida para o mercado de gestão de frotas

Em 2015, a Sodexo iniciou uma nova jornada: usar o conhecimento que acumulou ao oferecer soluções de qualidade de vida para entrar em novos mercados que fizessem sentido ao negócio. Surgiu então o plano de avançar no segmento de sistema de gestão de frotas, área promissora em que a empresa não atuava até então. Ao avaliar as oportunidades, a Sodexo decidiu implantar globalmente uma solução de gestão de frotas de veículos que vem sendo desenvolvida no centro de inteligência da organização no Brasil, o Wizeo.

“O país é um dos principais mercados da Sodexo no mundo. Além disso, o segmento de Gestão de Frotas é muito relevante devido à grande representatividade do transporte rodoviário no Brasil”, conta Carolina Miralha da Silveira, gerente de Produtos para Mobilidade da Sodexo, explicando a decisão de desenvolver a solução no Brasil.

Nascia então o Wizeo, plataforma on-line de otimização da gestão de frotas. Na prática, o sistema de gestão de frotas é composto por um cartão que o motorista usa para pagar o abastecimento ou serviços relacionados ao veículo. Na outra ponta, o “gestor da frota configura todas as regras de utilização, acompanha os abastecimentos e realiza a gestão de desempenho e despesas dos veículos através de um sistema on-line ou no aplicativo Wizeo (gratuito para Android e iOS).

O sistema de gestão de frotas da Sodexo foi lançado para os clientes de forma definitiva em 2016 e acumula bons resultados desde então. “Registramos crescimento acelerado. No ano passado mais do que duplicamos o faturamento desse produto”, diz. Hoje a Sodexo também opera com o Wizeo na Colômbia e no México, consolidando o plano de ter uma solução global.

INOVAÇÃO COM PROPÓSITO

Para um projeto tão pioneiro dentro da companhia dar certo, foi preciso formar novos times, contratar pessoas que já atuavam no segmento de gestão de frotas e, principalmente, entender de que forma a solução Wizeo faria sentido para o propósito da Sodexo em promover a qualidade de vida nos mercados em que atua. Carolina explique um dos grandes aprendizados do projeto: “Percebemos que este é um mercado que sempre foi muito ligado ao controle de custos e à eficiência. Entendemos que era importante ir além de tratar dos aspectos financeiros e levar também a visão sobre a busca por melhorar qualidade de vida das pessoas envolvidas, como gestores e motoristas”.

De acordo com a executiva, a promessa de Wizeo está em garantir agilidade e simplicidade para otimizar o dia a dia de todos que atuam na gestão da frotas. “Não importa quão automatizados e inteligentes sejam os processos, a gestão de frotas, a condução dos veículos e o abastecimento nos postos ainda são feitos por pessoas”, reforça.

Além disso, ela aponta que foi interessante perceber que a experiência da Sodexo de ter, principalmente, profissionais da área de Recursos Humanos entre seus principais clientes, fazia sentido no novo segmento de atuação. “Notamos a oportunidade de envolver diversas áreas da empresa, como RH, Financeiro e Logística para oferecer um pacote completo de soluções para melhorar a vida de todas as pessoas ali.”

Carolina conta que alguns clientes passaram a usar, além do Wizeo, o Apoio Pass, um serviço de orientação profissional especializada em 4 principais áreas: Psicológica, Jurídica, Financeira e Social. Ou seja, sempre que o funcionário ou a família dele passam por um momento difícil, é possível ter acesso ao suporte oferecido pelo Apoio Pass. “O motorista, por exemplo, é um profissional que muitas vezes está na estrada e nem sempre consegue estar próximo da família em um momento difícil. Com esse tipo de assistência, no entanto, ele pode ficar mais tranquilo”, diz.

CONSTANTE EVOLUÇÃO

A busca por tornar a vida de quem trabalha com transportes mais fácil e economizar o tempo das pessoas levou a Sodexo a criar um roadmap para a evolução do sistema de gestão de frotas ao longo do tempo. Assim, a solução permanece sempre em aprimoramento. “Wizeo é uma plataforma viva, que está sempre evoluindo para responder às demandas dos clientes e do mercado”

Carolina conta que, a partir da demanda dos clientes, em 2018 o sistema de gestão de frotas passou a recolher automaticamente as notas fiscais emitidas pelos postos de combustível, facilitando o dia a dia do responsável pela gestão da frota. Já em 2019 a Sodexo criou o Wizeo Trade, que garante descontos significativos para a empresa ao realizar toda a gestão de compras de combustível para os postos de abastecimento internos dos clientes, levando economia de tempo e dinheiro.

“Muitos frotistas têm bomba de abastecimento na própria garagem e precisam comprar diesel e gasolina”, diz a executiva. “Quando juntamos todos os clientes que têm esta demanda, conseguimos negociar descontos melhores com a distribuidora do combustível por causa da quantidade maior. É isso que fazemos com o Wizeo Trade”, conta.

Carolina conta que a fila de novos desenvolvimentos é longa e, portanto, os avanços da plataforma são constantes. O próximo passo será a integração do Wizeo a sistemas de rastreamento e telemetria. “Estamos o tempo todo escutando os clientes e criando novos projetos. Tudo que desenvolvemos é pensando em levar, além de eficiência e redução de custos, a qualidade de vida aos gestores e usuários.”

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome