PARA INICIANTES: O que é SEO e como aplicar essa estratégia?

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PARA INICIANTES: O que é SEO e como aplicar essa estratégia?
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Os sites de busca se tornaram o maior mecanismo de pesquisa. Tudo o que uma pessoa procura, vai encontrar ali. Para cada busca realizada, os sites disponibilizam as páginas com conteúdo mais relevante e que sejam mais bem estruturadas. Por conta disso, é muito importante que as empresas entendam e saibam aplicar as técnicas em SEO.

Esse entendimento se torna ainda mais necessário, quando pensamos que, diariamente são realizadas 40.000 buscas por segundo no mundo inteiro.

Para entregar aos usuários os sites mais relevantes, os maiores buscadores criam um ranking, conhecido como PageRank.

Neste ranking são definidos os melhores conteúdos e sites dos mais variados assuntos, produtos, serviços ou qualquer que seja a busca do usuário.

Mas de que maneira criar conteúdos que façam com que meu site seja bem rankeado pelos buscadores?

Essa dúvida é muito comum, por isso, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre as estratégias de marketing de conteúdo, para que o site da sua empresa esteja entre os primeiros nas páginas dos buscadores.

Sabendo um pouco mais sobre essas técnicas, o site da sua empresa passará a ser considerado um bom conteúdo, recebendo mais visitas e atraindo mais lucros. Confira.

O que é SEO?

Antes de darmos algumas dicas sobre como usar SEO, é preciso que você saiba o que é. Esta sigla significa, em inglês, Search Engine Optimization, podendo ser traduzido como “Otimização para motores de busca”.

Os motores de busca são sites que usamos como buscadores para encontrar diversos outros sites e realizar variados tipos de pesquisa.

Mas voltando ao que interessa, SEO é um conjunto de técnicas que visa aumentar a visualização de sites, melhorando o ranking dessas páginas nos motores de busca.

Essas técnicas preparam o site como um todo, bem como todas as páginas que fazem parte dele, informando aos motores de buscas o conteúdo presente no site. Podemos também classificar esse método como SEO on-page e SEO off-page.

Imagine que uma empresa que realiza aluguel de gerador de energia deseje melhorar o conteúdo, o tempo de carregamento ou realizar melhorias em sua própria página. Isso é o que chamamos de On-page.

No entanto, essa mesma empresa pode querer obter links de outros sites que direcionem para o seu. Isso é o que chamamos de Off-page.

Você já sabe o que é o SEO, mas você sabe por que ele é importante?

A importância do SEO

A Internet é toda formada por conteúdos. O que está presente nos sites, redes sociais, blogs, entre outros é o que chamamos de conteúdo criado, incluindo comentários.

Já aquilo que lemos e pesquisamos na internet é o que chamamos de conteúdo consumido. Ou seja, a internet é formada constantemente por conteúdos que são criados e consumidos o tempo todo.

Frente a isso, diversos tipos de empresas, como as fabricantes de suspensão para carros, por exemplo, enfrentam diariamente uma enorme fábrica de conteúdos de sites de concorrentes.

Existem milhares de empresas que fazem suspensão para carro e todas possuem sites.

Quando o consumidor necessitar desse serviço e for procurar por ele, vão aparecer no topo da lista os sites que oferecem bons conteúdos e que são mais visitados pelos usuários.

Eles são bem visitados porque oferecem um conteúdo dentro dos padrões exigidos pelos sites buscadores.

Daí a importância do SEO, sendo este um conjunto de técnicas que promove conteúdo de relevância para os usuários.

Existem diversas empresas falando sobre o mesmo assunto relevante, cabe a elas saber como fazer com que o público encontre.

O SEO vai ajudar você a canalizar para o seu site de maneira orgânica. Isso quer dizer que as empresas dos mais variados segmentos, por exemplo, um fornecedor de grama esmeralda, não precisam pagar por anúncios ou campanhas.

Portanto, sites que saibam informar aos motores de busca qual é o conteúdo presente em sua página, fazem com que uma grande quantidade de pessoas interessadas acessem o seu site.

Pessoas interessadas no que você publica podem se tornar, futuramente, o que é conhecido como leads (potenciais clientes).

É importante estar entre as primeiras páginas e, principalmente, no topo da primeira página dos buscadores, para que mais leads sejam convertidos em clientes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é SEO e a sua importância, no próximo tópico vamos dar algumas dicas para você utilizá-lo em seu site. Confira!

Dicas de SEO para iniciantes

As dicas de SEO são diversas, mas para que funcionem, precisam ser bem executadas e pensadas.

Então, podemos listar 10 técnicas, sendo estas:

  1. Elaborar estratégias de palavras-chave;
  2. Produzir conteúdos relevantes;
  3. Superar o superficial;
  4. Cuidado com cópias;
  5. Use a Canonical Tag;
  6. Tenha qualidade de escrita;
  7. Conquiste links externos de qualidade;
  8. Ofereça bons links externos;
  9. Faça uso de links internos;
  10. Use texto-âncora nos links internos.

Elaborar estratégias de palavras-chave

A primeira dica diz respeito às palavras-chave.

Trata-se de termos que os internautas buscam na hora de fazer uma pesquisa, portanto, uma empresa de automação para residências pode escolher como palavra-chave “automação de iluminação residencial”, por exemplo.

Produzir conteúdos relevantes

A segunda dica está diretamente relacionada ao conteúdo. Ou seja, tudo o que você produz vai determinar a posição do seu site no ranking.

Se o seu conteúdo não for, de fato, relevante para o usuário, ele não o lerá e não vai mais voltar. Isso vai fazer com que sua posição no ranking seja inferior.

Superar o superficial

A terceira dica é muito importante, porque é ela que mede a profundidade com que determinado assunto foi abordado.

Conteúdos superficiais, que não agreguem ao usuário, são considerados de baixa qualidade e vão manter o seu site lá embaixo

Cuidado com cópias

A quarta dica é uma das mais importantes, porque ela vai proteger o seu site contra acusações de plágio.

Plágio é crime, portanto, você deve passar bem longe disso. Se a sua empresa trabalha, por exemplo, com a fabricação de ciclone industrial, provavelmente irá encontrar diversos outros conteúdos sobre o assunto.

Por mais tentador que seja, crie conteúdos originais e que façam a diferença no seu site.

Use a Canonical Tag

Os conteúdos duplicados na internet são muito comuns. Para evitar isso, é necessário usar a canonical tag, que indica qual é a página original ou preferencial.

O código deve ser inserido na HTML na página.

Tenha qualidade de escrita

Uma dica fundamental é saber escrever corretamente. Preze pela qualidade da ortografia de seus textos.

Para isso, respeite regras gramaticais e sempre passe o seu texto para um bom revisor antes de publicá-lo.

Empresas de todos os segmentos, desde restauração de mármore até fabricação de algum produto químico precisam oferecer textos em seus sites que respeitem a norma culta da língua.

Erros de português ou de qualquer outro idioma que você utilizar vão desagradar os leitores e você perde em credibilidade.

Conquiste links externos de qualidade

Os links são como as citações do mundo da internet.

Quando o seu site ganha um link em outro, os motores de busca entendem que seu conteúdo é tão relevante que foi citado por outro.

Isso melhora sua posição no ranking e as visitas também.

Ofereça bons links externos

Não há maneira mais rápida de conquistar links do que oferecendo links.

É uma moeda de troca, por exemplo, se você tem um site que fale sobre caixa de calibração de relés e produtos relacionados, pode mencionar conteúdos de outros sites para conquistar mais links.

Faça uso de links internos

Utilizar os links internos também é um excelente método, porque eles irão manter o usuário por mais tempo dentro da página.

Além disso, você indica para os sites buscadores que todos esses links também existem e são relevantes para os usuários.

Use texto-âncora nos links internos

Por fim, mas não menos importante, faça uso de textos-âncora. Duas opções para fazer isso é usar o famoso “clique aqui” ou o nome do assunto para o usuário acessar.

Por exemplo: “clique aqui” ou “encontre empilhadeira para container”. Apesar de os dois links levarem ao mesmo assunto, no segundo você está indicando para o buscador do que se trata o texto.

É óbvio que existem diversos métodos que envolvem o trabalho, no entanto, o que é possível dizer é que o uso das ferramentas de SEO é um aprendizado constante.

Diariamente, novas técnicas são descobertas e utilizadas. No entanto, fazendo uso das dicas citadas neste artigo, temos certeza de que você vai conseguir um posicionamento melhor do seu site e também mais acessos.

A internet oferece um mundo de chances para quem quer alavancar sua empresa ou negócio, e sabendo fazer uso de todas as possibilidades que ela oferece, como o SEO, com certeza trará muito sucesso para o seu site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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