5 estratégias de endomarketing que podem motivar seus funcionários

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Endomarketing
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O endomarketing consiste em uma técnica de marketing institucional, com o objetivo de criar ações e campanhas internas dentro da própria empresa, para melhorar a imagem institucional entre os colaboradores. 

Por conta disso, ele é chamado de Marketing Interno, sendo usado em vários tipos de empreendimento, especialmente, os de grande porte, como as indústrias.

Em geral, as ações de endomarketing são traçadas em conjunto pelas equipes de marketing e RH. 

É preciso conhecer quais são as necessidades do colaborador, os problemas enfrentados internamente pela empresa.

Assim como as interferências no clima organizacional e outros fatores que devem ser superados, para aumentar o engajamento e a interação dos funcionários com a instituição.

A grande vantagem do endomarketing está no bem-estar dos colaboradores. 

Já é sabido que uma empresa onde os funcionários são bem tratados a produtividade tendem a aumentar, colaborando para os negócios. 

Portanto, mais do que promover engajamento, o marketing interno é responsável pelo sucesso da empresa e pelo destaque perante a concorrência.

Vale ressaltar que as ações de endomarketing também minimizam a rotatividade de funcionários, isto é, a saída de colaboradores da empresa. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela SocialBase, 20% dos profissionais no Brasil não estão felizes onde trabalham e, por isso, acabam buscando novas oportunidades.

Os dados também mostram que cerca de 69% também buscam se recolocar de outra forma no mercado de trabalho.

A grande porcentagem revela a importância de adotar estratégias efetivas de endomarketing, para a manutenção dos funcionários e para a qualidade da empresa.

Além disso, com o engajamento e o bem-estar dos colaboradores, o clima organizacional é positivamente influenciado e, com isso, é possível melhorar toda a produção corporativa.

 

Como aplicar o endomarketing na sua empresa

Há diversas maneiras de se trabalhar o endomarketing nas empresas, mas tudo irá depender dos recursos disponíveis, o orçamento institucional e os objetivos da corporação.

Contudo, antes de mais nada é preciso verificar quais são as reais necessidades dos trabalhadores, para que as estratégias sejam diretamente voltadas a esse público.

Em uma indústria de grande porte, os funcionários podem necessitar muito mais de uma refeição industrial, do que uma festa de confraternização.

Por esse motivo, é fundamental que a equipe de RH e marketing estejam atreladas na hora de pesquisar as ações que, de fato, agradarão os colaboradores.

Além disso, algumas empresas tendem a voltar as ações de endomarketing somente pensando em lucros, sem levar em conta o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. 

Isso também não funciona, pois os colaboradores irão sentir que a instituição não está realmente preocupada com eles.

Abaixo, segue 5 estratégias de endomarketing que são capazes de motivar seus funcionários.

 

1- Pesquisas de satisfação

Conforme dito, é preciso compreender as necessidades dos colaboradores e, uma ótima ferramenta para isso é a pesquisa de satisfação.

Com ela, é possível enxergar a empresa do ponto de vista do trabalhador, percebendo quais são os problemas no clima organizacional, os hábitos e preferências dos funcionários, entre outros aspectos.

Por exemplo, de nada adianta fornecer uma pasta personalizada com orelha para cada colaborador, se a grande maioria utiliza arquivos digitais. 

Sendo assim, as pesquisas de satisfação aparecem como o ponto de partida para as ações de endomarketing nas empresas.

 

2- Eventos para os colaboradores

Palestras, workshops, encontros com diretores e cafés da manhã são uma boa estratégia para integrar os funcionários da empresa e aumentar o engajamento dos colaboradores. 

Os eventos fortalecem o vínculo emocional das pessoas com a instituição, além de ser um modo de promover a marca dentro e fora da empresa.

A criação de um novo produto também pode ser uma boa oportunidade para um evento. 

Imagine que uma indústria desenvolveu um centro de usinagem vertical totalmente inovador. 

O sistema pode ser apresentado para todos os colaboradores, antes de ganhar o mercado, sendo uma maneira de aumentar a proximidade institucional com os colaboradores.

Os eventos também ajudam a fortalecer os valores da empresa. Oriente os gestores e diretores a se pronunciarem ou fazerem discursos que tratam sobre essas questões, sempre reforçando os propósitos da empresa.

 

3- Aproximação com os líderes

Muitas empresas têm adotado a dinâmica de salas “sem paredes e sem divisões”, como forma de aproximar os colaboradores com os líderes, gestores e diretores. A estratégia é bastante eficiente, ainda mais para empreendimentos inovadores.

Essa tendência foi importada do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), e de fato, tem mudado a maneira como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho. Entre as vantagens, destacam-se:

  • Aproximação entre os colaboradores;
  • Facilidade na comunicação com os líderes;
  • Clima amistoso e colaborativo nas empresas;
  • Desenvolvimento de uma comunicação direta.

Atualmente, essa dinâmica é vista até mesmo em indústrias, principalmente, as que trabalham com o desenvolvimento de tecnologias de ponta, como um scanner 3d industrial, robótica, desenvolvimento de TICs, entre outras.

 

4- Comunicação interna

A comunicação interna é uma das estratégias mais importantes de endomarketing. 

Ela é a responsável por evitar atritos entre os colaboradores, manter o clima organizacional eficiente e reduzir no trabalho.

Por isso, é uma das ações que mais demanda planejamento por parte da equipe de marketing e RH.

Para que a comunicação interna seja bem feita, é preciso fomentar o bom convívio entre os funcionários, além da transparência na transmissão de informações. 

Já pensou uma empresa de montagem elétrica industrial que não passa todas as recomendações aos colaboradores? Isso pode acarretar em acidentes, além de um serviço mal feito, comprometendo toda a instituição.

A comunicação interna também colabora para que os processos sejam mais simples e rápidos. 

Uma forma de implementar isso é a eliminação de barreiras físicas, com a inclusão de um software integrado de sistema de automação de escritório.

Com isso, todos os colaboradores podem ter acesso às informações relevantes e que são indispensáveis para a execução do trabalho.

Outra forma, é desenvolver áreas de lazer, para que os colaboradores possam conversar livremente. 

Isso contribui para que a comunicação seja mais fluída, sem muita burocratização, que por vezes, mais atrapalha, do que ajuda.

 

5- Política de benefícios

Os benefícios concedidos aos colaboradores podem ir muito além do estipulado em contrato trabalhista.

A empresa pode providenciar o reconhecimento dos funcionários diante do cumprimento de metas, com o oferecimento de cursos, treinamentos, descontos em restaurantes, ingressos para atrações culturais, entre outros.

Mas, se o orçamento está curto, a empresa também pode fornecer brindes corporativos, como os chaveiros trena (excelentes para a área industrial e de construção civil).

Um simples agrado pode fazer a diferença aos funcionários, que se sentem especiais e motivados dentro da empresa.

Contudo, é importante sempre consultar as leis trabalhistas, antes de aplicar qualquer política de benefícios, para que a sua empresa não esbarre com problemas jurídicos.

 

Planejamento: o melhor amigo do endomarketing

Mesmo para as empresas que já possuem estratégias de endomarketing efetivas, o planejamento constante não pode ficar de fora. 

Ele é o responsável por assegurar que todas as ações estão realmente dando resultados, além de prever possíveis ocorrências e adotar medidas para minimizar os problemas internos.

Sendo assim, o primeiro passo do planejamento é lembrar que o endomarketing irá focar nos colaboradores e na percepção deles sobre o lugar em que trabalham. 

Por isso, o planejamento envolve o contato direto com os trabalhadores, através de conversas, pesquisas e observações.

Uma vez coletadas essas informações, é possível iniciar o planejamento do endomarketing. 

Vale verificar quais são os principais serviços executados pela empresa e como os colaboradores devem ser capacitados para isso. 

Por exemplo, não adianta uma empresa de instalação de geradores a diesel oferecer um curso sobre placas solares, sendo que o principal foco institucional não é esse.

Ou seja, o planejamento em endomarketing requer uma verdadeira imersão da equipe de RH e de marketing na realidade da instituição. 

E isso só é possível através dos colaboradores. Nesse sentido, recomenda-se que o principal sentimento para planejar o endomarketing seja a empatia.

Após a implementação das ações de marketing interno, bem como durante esse processo, é essencial a realização das pesquisas de satisfação. 

Afinal, mesmo coletando informações sobre o ambiente de trabalho, algumas estratégias podem não dar certo e, por esse motivo, a opinião dos funcionários é muito importante para verificar o que pode ser alterado na empresa e quais são as sugestões.

Vale ressaltar que, grande parte das pesquisas de opinião são anônimas, e a equipe de RH e marketing irá se basear em porcentagem estatísticas para a verificação da eficácia das medidas de endomarketing. 

No entanto, é importante deixar os colaboradores à vontade, caso eles queiram sugerir algo, mesmo que em uma conversa direta.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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