5 benefícios da consultoria digital para o seu negócio

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Cinco benefícios da consultoria digital para o seu negócio
SB post

Já não é novidade que a internet chegou para ficar e, com ela, o Marketing Digital. Com isso, houve a necessidade de serviços como a consultoria digital para auxiliar na criação de conteúdo e aplicar corretamente as ações de marketing.

Atualmente, muitas empresas investem em estratégias de divulgação online, no entanto, há muita dúvida sobre onde e como começar.

Para sanar esses problemas, o serviço de consultoria digital pode ser a solução mais eficaz, uma vez que ele concentra esforços para identificar as soluções de marketing adequadas, de acordo com o perfil de cada negócio.

O que é uma consultoria digital?

O mercado de consultorias não é algo novo. Desde a metade do século XIX, com a revolução, houve a necessidade do trabalho de especialistas nas empresas.

Isso para que ele pudessem assessorar as questões que envolviam a produção, organização e gestão do negócio.

Contudo, em meados de 1920, com o avanço da indústria nos Estados Unidos, que um grupo de profissionais (especialmente engenheiros, contadores e advogados) começaram a oferecer conselhos corporativos, como uma prestação de serviços para as empresas.

Em 1926, James O. McKinsey, levando em conta o seu conhecimento como ex-professor de contabilidade da Universidade de Chicago, fundou o que seria uma das primeiras consultorias.

Isso porque, com McKinsey, o ramo da consultoria teve um salto. Os conselhos passaram a se expandir para a área estratégica das empresas, como uma forma de melhorar resultados de lucratividade.

Deste modo, atualmente, o mercado de consultorias é amplo, sendo possível dispor das ferramentas tecnológicas para a contratação do serviço.

Um exemplo é a consultoria jurídica online, que vem ajudando muitos negócios nas questões burocráticas envolvendo leis, bem como em dúvidas do âmbito jurídico.

No Marketing Digital, o objetivo de uma consultoria é auxiliar nos diferentes tipos de empreendimentos que fazem uso de ferramentas online.

De modo geral, isso ocorre como forma de adaptar as estratégias de divulgação para um novo perfil consumidor: os usuários do mundo virtual.

Isso quer dizer que toda e qualquer empresa pode ser beneficiada pela consultoria digital, desde uma pequena oficina mecânica completa que deseja expandir a atuação para a internet, até as grandes multinacionais.

Os principais benefícios da consultoria digital para o seu negócio

A consultoria digital pode trazer diversas vantagens para o sua empresa, especialmente em questões estratégicas.

Sendo assim, separamos os 5 principais benefícios da atividade, que certamente ajudarão a sua empresa a ter sucesso.

1. Desenvolvimento de um plano adequado para a empresa

Cada empreendimento possui um determinado público e um nicho de mercado específico. Uma empresa de alimentação hospitalar, por exemplo, tem clientes bem específicos. Ao contrário de um self-service, que pode ter um público mais diversificado.

Diante desse cenário, já é possível imaginar que as estratégias de marketing serão diferentes para cada negócio, conforme o tipo de público.

Muito além disso, a consultoria digital também alinha os objetivos do seu empreendimento conforme a realidade do mercado, as metas a serem cumpridas e os recursos da empresa.

Por meio de bases métricas e análise de dados, a consultoria digital pode determinar o tempo e o dinheiro a serem investidos para o alcance de resultados.

O mesmo vale para empresas que já têm um planejamento de marketing digital, mas não estão obtendo retornos satisfatórios.

Nesse cenário, a consultoria pode atualizar o projeto, verificando quais são os problemas e orientando com as estratégias a serem tomadas.

Após definir e traçar as metas, é possível programar quais serão as medidas necessárias para definir a atração de visitantes e gerar oportunidades de vendas.

Vale ressaltar que o planejamento em marketing tem se tornado o carro-chefe do mundo corporativo, visto que 70% dos brasileiros já usam a internet – o que representa cerca de 126 milhões de usuários, segundo a pesquisa TIC Domicílios, do IBGE.

2. Diminuição de custos e otimização de investimentos

A diminuição de custos está diretamente relacionada com a elaboração de um planejamento adequado.

Se uma empresa de blindagem faz uma divulgação maciça na televisão, mas os potenciais clientes do negócio não consomem esse tipo de mídia, o investimento não trará bons resultados e, ainda, o empreendimento terá que arcar com os custos da publicidade.

Além disso, a consultoria digital pode desenvolver ações que são muito mais econômicas, como o investimento em:

  • Redatores de conteúdo;
  • Peritos e programadores de SEO;
  • Analista de mídias sociais;
  • Designers gráficos.

Esses profissionais podem ajudar no desenvolvimento das estratégias em Marketing Digital, principalmente, no Marketing de Conteúdo, com resultados muito mais efetivos, do que as mídias tradicionais.

3. Campanhas criadas por especialistas

Um consultor digital tem experiência na criação de campanhas de sucesso, pois, em geral, ele não atende somente uma empresa.

Desse modo, o profissional tem uma vasta experiência em várias estratégias diferenciadas, o que torna mais fácil o sucesso do planejamento de marketing.

Além disso, alguns consultores digitais já possuem um template pronto, o que facilita no momento da implementação da estratégia, além de economizar tempo por não precisar aguardar para iniciar uma nova campanha, totalmente do zero.

Claro que, apesar do uso do mesmo template, o consultor digital irá adaptar a ação, de acordo com o tipo de negócio.

4. Orientação das equipes

A consultoria digital também atua na orientação das equipes por meio de um plano de ação detalhado, com os objetivos, metas e ações para as campanhas. Isso é feito por meio da análise de resultados e dados.

Por exemplo, se uma empresa que oferece o aluguel de caçamba estacionária para entulho tem um site com grande número de visitantes, porém com pouca conversão, o problema pode residir na qualificação de leads (potenciais clientes).

Desse modo, a consultoria orienta a equipe sobre o que fazer e como fazer. No exemplo citado, uma solução pode ser a criação de Landing Pages.

Ademais, o consultor também pode sugerir uma metodologia para implementação do plano de marketing, incluindo, até mesmo, ferramentas e parceiros.

Assim, no caso de serviços que oferecem motorista executivo bilíngue, por exemplo, é possível elaborar uma estratégia com o uso de aplicativos de transporte.

Vale ressaltar que toda atividade de consultoria é educativa, portanto, é importante que os colaboradores da empresa participem da orientação.

Nesse contexto, a ideia é criar uma equipe integrada com as estratégias e, para isso, o consultor deve explicar resumidamente os conceitos e principais técnicas de marketing. Com isso, todos podem seguir o plano de ação com mais eficiência.

5. Ter uma outra opinião sobre o seu negócio

É comum termos a necessidade de uma nova opinião sobre um determinado assunto, em especial, o conselho de alguém que vê o seu negócio de fora.

Tal medida ajuda na imparcialidade da tomada de decisões, pois, muitas vezes, a emoção e o sentimento podem atrapalhar no momento de escolher uma determinada estratégia.

Além disso, quando temos uma consultoria digital, as análises dos resultados são mais precisas e racionais.

Dessa maneira, é possível ter uma ideia do real cenário. Isto é, se os dados mostrarem somente números negativos, isso será visto pelo consultor.

As opiniões também são importantes para ajudar no processo criativo. Por vezes, estamos parados em uma determinada campanha de marketing, sem saber como agir.

Nesse cenário, a consultoria digital pode ser um ponto crucial para o proprietário ter uma grande ideia e desenvolver uma estratégia.

Isso vale não somente para os planos de marketing, mas também para a criação de novos produtos e/ou serviços.

Deste modo, ao desenvolver um sistema de automação de escritório, a empresa pode pedir a ajuda de um consultor digital, que irá analisar todos os pormenores do produto.

É importante pontuar que o ROI (Retorno sobre Investimento) é praticamente garantido quando se fala em consultoria digital, pois o trabalho do consultor está diretamente associado à qualidade.

Por isso, mesmo em divulgações muito específicas, como o de uma estação de trabalho baia, o consultor é capaz de desenvolver uma estratégia direcionada para maior conversão de leads.

Outro ponto de relevância diz respeito à capacidade técnica dos consultores digitais. Como a internet está em constante expansão e aprimoramento, bem como as ações em marketing digital, um bom consultor está sempre estudando.

Isso porque ele deve estar em busca das tendências do mercado e as estratégias mais eficientes para aquele determinado momento.

Assim, no surgimento de uma nova rede social ou na mudança de interatividade de uma plataforma, o consultor deve pesquisar mais sobre esses temas e estudar como aplicar o marketing digital nesse novo contexto.

Ou seja, investir em uma consultoria digital gera, entre os inúmeros benefícios, a possibilidade de inovação em processos organizacionais, produtos e serviços.

Além disso, ele pode trazer mudanças estratégicas e estruturais para a empresa. Tais alterações impactarão positivamente nos indicadores de lucratividade, rentabilidade e competitividade.

Sendo assim, quem ainda está em dúvida se é necessário ou não procurar uma consultoria digital pode se basear nos resultados satisfatórios, percebidos em conversão de clientes e aumento nas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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