Tudo o que você precisa saber antes de comprar um imóvel

0
138
Tudo o que você precisa saber antes de comprar um imóvel
SB post

Comprar um imóvel é um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa.

Além de ser uma decisão que envolve alto investimento financeiro, também é a ocasião em que se escolhe uma entre várias casas. Por isso, muitos fatores fundamentais precisam ser pensados para que essa compra seja um sucesso.

Existem diferentes possibilidades quando o assunto se trata de adquirir um imóvel. É bastante comum que as pessoas invistam na compra de um apartamento na planta, por exemplo, buscando uma valorização do bem.

Outra situação é a compra de um imóvel novo já construído, e há ainda a possibilidade de adquirir uma casa usada.

Todas essas opções envolvem uma série de fatores que precisam ser analisados para que a compra seja satisfatória.

Pensando nisso, este artigo traz informações importantes que podem ajudar na compra do seu imóvel.

O que devo saber antes de adquirir um imóvel?

Algumas perguntas principais podem ajudá-lo a entender melhor quais são as suas necessidades, conduzindo-o a uma boa escolha. Entre elas, podemos elencar:

  • Qual é o tipo de imóvel que desejo adquirir?
  • Qual é o valor máximo que posso investir na compra?
  • Quanto tempo posso esperar para ter o imóvel?
  • A localização é um fator determinante para minha família?

Esses pontos podem auxiliar você no momento da busca por um novo endereço.

A princípio, você pode escolher qual é o tipo de imóvel que deseja adquirir. Enquanto alguns optam por comprar uma casa, outros preferem morar em um apartamento. Por isso, essa é a primeira pergunta a ser feita.

Depois, é preciso analisar o seu orçamento para entender quais são os valores máximos que você pode investir nessa aquisição. 

Você já possui o valor? Ele será financiado? Qual o valor mensal que pode ser pago mensalmente sem comprometer o bem-estar da sua família?

Além disso, saber qual é o tempo máximo que você pode aguardar para desfrutar do imóvel também é determinante. Se você está prestes a se casar, por exemplo, tem uma data limite para esperar pela entrega das chaves.

A localização impactará sua rotina? Ao mesmo tempo que há pessoas que preferem adquirir um bom imóvel e morar longe de centros urbanos, outras preferem morar em regiões mais centrais para ter a locomoção diária facilitada.

Com essas perguntas respondidas, você certamente saberá quais critérios utilizar na busca pelo seu imóvel, de modo que a sua procura será mais objetiva.

Comprando um imóvel usado

Se você optou pela compra de um imóvel usado, é preciso que se atente a alguns pontos principais.

É importante que você sempre realize uma visita presencial em todos os locais que lhe forem interessantes, inspecionando o imóvel para conferir a sua estrutura interna.

Caso opte por morar em um condomínio de prédios, é preciso se atentar a uma série de detalhes.

Se for um edifício antigo, por exemplo, verifique se há a instalação de elevadores em prédios antigos, já que esse fator influencia diretamente a comodidade diária dos moradores, bem como o valor do imóvel.

Tanto em casas quanto em apartamentos, você deve analisar o sistema de eletricidade interno. Para isso, pode ser interessante contratar um profissional de sua confiança para analisar de modo mais detalhado aquele local.

É de grande importância que o imóvel possua instalação de DPS no seu quadro de luz. Isso, porque o dispositivo pode impedir que os surtos de eletricidade, como raios e apagões, danifiquem os seus eletrodomésticos, evitando grandes prejuízos.

O sistema hidráulico também pode ser verificado, prevenindo transtornos futuros. Por isso, checar o estado das torneiras e dos chuveiros faz parte do processo de compra de uma casa usada, para identificação de possíveis falhas.

Ao terminar de checar as estruturas internas, se você considerar que a casa precisa de pequenos reparos, é possível combinar algumas reformas e ajustes com o proprietário do domicílio, a fim de adquiri-lo ao seu gosto.

Nesse caso, contratar uma empresa de pintura externa de casas pode ser uma boa solução para proporcionar ao comprador a aquisição de um bem praticamente novo, com todos os elementos em ordem.

O mesmo pode acontecer para quem deseja morar em apartamento. Além de checar a parte estrutural interna do apartamento, é necessário analisar a parte externa, como a manutenção de fachada predial e a periodicidade que ela é feita.

Comprando um imóvel novo

Comprar um imóvel novo pode parecer simples, mas também envolve alguns cuidados essenciais.

Muitas construtoras entregam as chaves de um apartamento ao seu novo proprietário após a conclusão da obra.

Mas pode ser que você tenha que investir nos acabamentos, como pisos e azulejos de cada um dos cômodos.

Nos condomínios mais modernos, todas as unidades já recebem a instalação de tubulação de gás residencial, já que esse é um processo que precisa ser feito durante a construção do prédio.

Como esse tipo de instalação envolve riscos, ela deve ser realizada por profissionais habilitados na área, garantindo que a tubulação de gás esteja adequada aos padrões exigidos.

Os sistemas hidráulicos e elétricos também já estão aptos para uso. Mas, se desejar, você pode substituir as torneiras por modelos do seu agrado, assim como instalar lustres mais bonitos nos cômodos que desejar.

É importante também analisar a estrutura do prédio. É essencial que o condomínio receba um sistema de proteção e combate a incêndio, para que a segurança de todos os moradores seja garantida.

Tanto quanto o sistema de combate a incêndio, é preciso analisar as instalações elétricas do prédio, assim como as hidráulicas.

Isso, porque algumas regiões podem sofrer com panes de eletricidade e, por isso, é essencial ter um gerador para garantir o abastecimento de água e luz nos apartamentos.

Além disso, ter um plano de serviços essenciais para reparos no prédio é essencial. O condomínio deve informar aos seus moradores a agenda de manutenção e conserto de gerador de energia, evitando imprevistos no local.

Como a estrutura do prédio envolve uma série de elementos, como o funcionamento dos portões, eletricidade das áreas de uso comum, sistemas eletrônicos da portaria, câmeras de segurança e muitos outros que exigem eletricidade, a instalação elétrica do local exige componentes de segurança.

Por isso, ele deve comportar uma área especial para o quadro elétrico trifásico, em que apenas funcionários habilitados possam realizar reparos e manusear os itens elétricos.

A atenção a todos esses elementos é de grande importância, pois assim você tem total conhecimento sobre a estrutura do condomínio, sabendo que está adquirindo um imóvel que atende ou não às suas necessidades, o que evita problemas futuros.

Outras considerações sobre a compra de imóveis

Depois de analisar todos os pontos mencionados acima, há ainda alguns outros cuidados que você deve ter antes de comprar um imóvel.

Conheça bem a localização

Se você ainda não conhece a região em que deseja comprar a sua casa, pode ser interessante visitar o local em horários diferentes, para coletar dados importantes do bairro.  

Conversar com os vizinhos também pode ser importante para saber mais sobre a região, entender se há alagamentos frequentes, saneamento adequado e policiamento constante.

Além disso, supermercados, farmácias, agências bancárias e padarias são estabelecimentos que visitamos com bastante frequência. Por isso, é interessante escolher um local que contenha diversas facilidades próximas.

Documentação de compra

A compra de um imóvel exige uma ampla documentação, tanto do comprador quanto do vendedor.

Por isso, você precisa saber quais são as exigências da construtora, da imobiliária ou do vendedor para organizar todos os papéis importantes para a negociação.

O imóvel também possui uma documentação própria, que será envolvida no trâmite.

Para ajudá-lo no processo, você pode contar com os serviços de profissionais da área imobiliária, como corretores ou advogados, que já possuem experiência no procedimento.

Garantias do imóvel

A compra de um novo imóvel envolve garantias. Assim, se você tiver um problema estrutural no seu apartamento, pode contatar a construtora para realizar os reparos e ajustes necessários para o bom funcionamento do local.

Alguns dos problemas estruturais mais comuns são: vazamentos, infiltrações e falhas do sistema elétrico. Sendo assim, existem dois prazos principais em relação à garantia de um imóvel.

Para problemas aparentes, ou seja, aqueles que são visíveis nas superfícies da sua casa, é dado o prazo de três meses, assegurado por lei.

Já para os não-visíveis, que são aqueles defeitos internos decorrentes dos processos de construção, a garantia é estendida por cinco anos. 

Nesses casos, a construtora deve dar o suporte necessário para o comprador, atendendo às suas obrigações legais.

Por se tratar de um bem de alto valor, você deve estar atento a todos os elementos que compõem essa negociação, a fim de garantir uma boa escolha, para que você não tenha problemas futuros com ela. 

Em razão da importância da aquisição de um imóvel e os diversos cuidados envolvidos nesse processo, este artigo trouxe algumas das principais dicas que podem auxiliar você a fazer a melhor escolha.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome