2020 foi um ano atípico, todos nós sabemos. Para algumas empresas, as mudanças que a pandemia trouxe na questão logística ou até mesmo pelo tipo de produto/serviço oferecido, fizeram com que os números subissem de forma positiva, mas para a maioria a situação foi outra.
Muitas empresas tiveram resultados afetados negativamente pelo cenário de pandemia. Entramos em 2021 em um cenário geral não muito diferente do ano passado, e por isso, preparamos esse post com algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar esse momento.
1. Crie seu site
Se você ainda não tem um site, essa é a melhor hora para criá-lo. Hoje, o atendimento presencial passou por diversas adaptações para continuar funcionando sem colocar em risco a saúde da população. Um site pode te ajudar de diversas formas, como por exemplo, com um catálogo online, um canal de atendimento, ou um e-commerce. Certamente as pessoas e empresas estão procurando seu produto ou serviço na internet, seja pelo Google, seja nas redes sociais.
2. Esteja ativo nas redes sociais
Mais do que nunca as pessoas estão consumindo conteúdo através das redes sociais, e não só por conta de estarem por mais tempo em casa, mas por isso ser uma tendência que já vemos há anos. Assim como no caso do site, as redes sociais podem ter diversas funções úteis como expor os seus produtos, interagir com os seus clientes e receber feedbacks.
3. Venda/faça orçamentos online
O mercado se adaptou e vai continuar se adaptando conforme as mudanças vão surgindo, e você não pode ficar para trás. E-commerces já são realidade há anos, e uma ótima alternativa à venda presencial, principalmente pelo fato da comodidade de fazer compras sem precisar sair de casa – independente do motivo – é um pensamento cada vez mais forte nos novos compradores. Caso você preste algum tipo de serviço, oferecer orçamentos e consultas online podem ser uma boa alternativa, claro, caso seja possível.
4. SEO (Otimização de site para mecanismos de busca)
Caso você já possua o seu site, montar uma estratégia de otimização (SEO) e aplicá-la é uma boa saída, mas o que você precisa ter em mente é que isso é um processo demorado, de médio/longo prazo. Caso você não saiba o que é SEO, a gente te explica: SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que é um conjunto de técnicas que torna o seu site mais relevante para os mecanismos de busca, como o Google, fazendo com que ele apareça nas primeiras posições. Isso aumenta a visibilidade da sua empresa e a torna mais conhecida.
5. Invista em anúncios
Outra boa maneira de alcançar mais clientes é investindo em anúncios online. Hoje em dia, existem diversas ferramentas para se anunciar na internet, como o Google Ads, o Facebook Ads, que acabam sendo muito mais em conta do que as mídias tradicionais, pois te permitem alcançar resultados dentro daquilo que você pode gastar.
Podemos te ajudar em todas essas frentes de trabalho. Fale com um de nossos consultores que iremos te ajudar.