É difícil encontrar alguém que goste de tirar uma foto 3×4. Geralmente, as pessoas têm vergonha de mostrar a foto da Carteira de Identidade (RG) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pensando nisso, o Poupatempo fez uma lista de recomendações sobre o que fazer para ficar bem na hora do clique.
Com o sistema digital, as fotografias são tiradas dentro da própria unidade do Poupatempo. Por isso, o cidadão pode ir preparado para não se arrepender da imagem depois que o documento foi impresso.
Portanto, fique atento às dicas a seguir para apresentar uma foto bem bonita na hora que pedirem o seu documento.
- Sorrir faz toda a diferença;
- Esqueça que há pessoas ao seu redor. Isso ajuda nos casos de timidez;
- Não é permitida a utilização de qualquer adereço que impossibilite a identificação do rosto do cidadão (óculos de sol, chapéus, máscaras, etc);
- Homens devem evitar ir de boné ou chapéu, pois terão de tirar na hora da foto e o cabelo pode ficar ‘amassado’;
- Maquiagem ajuda, sem excesso. Dá um ar de leveza e tranquilidade e transmite uma imagem de que a pessoa está bem;
- Óculos sem lentes antirreflexos podem atrapalhar a foto;
- Não utilizar enfeites, brincos, laços muito grandes nos cabelos ou faixas que escondam parte do rosto ou pescoço
Importante
Em São Paulo, o Instituto de Identificação autoriza fotos com piercing, mas acessórios como brincos muito grandes não podem ser utilizados, pois podem esconder detalhes importantes para a identificação do cidadão, como as tatuagens.
Muçulmanos podem tirar foto com lenço; e freiras, com o tradicional hábito.
Os bebês também podem sair bem na foto. Eles requerem atenção especial dos funcionários. Muitos pais exigem que o recém-nascido saia com os olhos abertos, mas isso não é necessário. Para atrair a atenção deles na hora da foto, os atendentes não poupam esforços – um funcionário balança um brinquedo, enquanto o colega dispara o flash.
Mais informações no site do Poupatempo.