Já os usuários da Estação Jurubatuba, na Linha 9-Esmeralda, das 7h às 13h, terão que pedalar para gerar a energia que será usada nos instrumentos musicais de uma banda de rock que se apresenta durante a atividade.
Ainda na Linha 9-Esmeralda, das 12h às 14h, a Estação Santo Amaro terá performance da dupla de clowns “Irmãos Atada”, que fará palhaçadas com esportes típicos como o futebol e o tênis, em uma competição que promete divertir o público.
Na Linha 10-Turquesa, as atividades estarão concentradas na Estação São Caetano. Das 10h às 19h, os interessados poderão “brincar de esquiar” num simulador.
Na Estação Dom Bosco, na Linha 11-Coral, o público será convidado a gerar energia a partir de pedaladas que movimentarão um autorama. Quem quiser, também poderá aproveitar para jogar tênis de mesa. As atividades serão realizadas das 10h às 17h.
A estação Tatuapé, que serve as linhas 11-Coral e Safira, traz uma atração diferente: os usuários poderão experimentar o hoverboard, equipamento de design futurista com motores elétricos e um par de rodas, que fica em contato com o chão o tempo todo. O aparelho é controlado com o movimento do próprio corpo e dispõe de um giroscópio que ajuda evitar quedas.
Estímulo aos hábitos saudáveis
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e se tornou uma campanha mundial contra o sedentarismo. Em vários países, cidades se mobilizam para incentivar seus cidadãos a praticarem atividades físicas.
No Brasil, no mês passado foi instituído oficialmente o “Dia Nacional do Desafio”, que agora integra o calendário oficial, com a proposta de que empresas, órgãos públicos e organizações em geral promovam ações para despertar o interesse do público pelos exercícios.
A partir deste ano haverá uma novidade: o Desafio Trienal, em que as cidades competirão por três edições com o mesmo adversário. O concorrente de São Paulo, até 2020, será Caracas, capital da Venezuela.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 45% da população, entre 14 e 75 anos, é sedentária. Os exercícios físicos trazem diversos benefícios à saúde, como a melhora da frequência cardíaca, além do controle de doenças cardiovasculares, obesidade e osteoporose. Caso haja alguma restrição física, é necessário consultar um médico para receber orientações adequadas.
Na CPTM, as atividades são promovidas pelo Sesc-SP, que desde 1995 coordena o Dia do Desafio. Em 2013, o evento foi incorporado a campanha Move Brasil, que visa ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país. A programação completa com as ações do Dia do Desafio nas unidades do Sesc está no site https://www.sescsp.org.br/.