
Em ritmo do Lollapalooza, no palco da CPTM, uma banda de rock agitará o público tocando músicas do momento e o jingle do projeto. Serão distribuídos 28 mil preservativos masculinos e femininos, além de ventarolas com informações sobre prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação é do Ministério da Saúde e conta com o apoio da CPTM.
Nesta sexta-feira (23), a ação acontecerá na Estação Pinheiros, das 10h às 14h. No sábado (24), será a vez da Estação Santo Amaro, das 12h às 16h. No domingo, o projeto estará no mesmo horário, na Estação Pinheiros.
A Linha 9-Esmeralda é a melhor opção para quem for utilizar o transporte público para chegar ao Festival Lollapalooza. A Estação Autódromo fica a 600 metros do Autódromo de Interlagos, local dos shows. Os portões G, R e N são os mais próximos da estação. A CPTM terá um esquema especial, com trens circulando com intervalos entre 4 e 5 minutos, entre as estações Pinheiros e Grajaú, a partir das 20h15 na sexta-feira, das 21h30 no sábado e, das 20h30, no domingo.
O que são ISTS
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
A terminologia IST (Infecção Sexualmente Transmissível) foi adotada em substituição à expressão DST (Doença Sexualmente Transmissível), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.