
Apesar de se tratar de uma tecnologia recente, principalmente no Brasil, o chatbot permite automatizar processos e facilitar a vida dos atendentes e consumidores, garantindo diversos benefícios tanto às empresas quanto aos clientes. Os chatbots prometem revolucionar o varejo, permitindo aos lojistas a implementação de uma nova forma não só de atender os consumidores, mas também de engajar, persuadir e aumentar a geração de leads e as taxas de conversão. Essa inovação também agrada aos clientes, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 73% dos consumidores preferem entrar em contato com uma empresa por assistente virtual com inteligência artificial a ficar horas pendurados no telefone esperando um atendente enquanto escuta uma musiquinha irritante.
Aplicativos de mensagens como Facebook Messenger, Skype, Telegram e Twitter, se tornam cada dia mais indispensáveis para os consumidores e mais eficientes para as empresas ao oferecer recursos que possibilitam a interação direta com os clientes e a maior satisfação destes que recebem um atendimento adequado a suas necessidades de uma forma prática e rápida, como se tivessem falando com um amigo. Com um atendimento mais personalizado e cômodo, é normal que as pessoas acabem comprando mais. Segundo estudo do Mindbowser, realizado em parceria com o Chatbots Journal, 75% das empresas planejam criar um chatbot ainda este ano. Além disso, 67% acreditam que o uso dos chatbots irá superar o uso de aplicativos móveis nos próximos cinco anos.
Com esta tendência a todo vapor, a Accenture projeta que, entre 2018 e 2022, o faturamento do varejo cresça 41% em consequência da adoção da Inteligência Artificial. É varejista e quem investir? Confira outras vantagens do uso de chatbots!
Atendimento 24 horas, sete dias por semana
Manter uma equipe de atendentes trabalhando constantemente significa altos custos para as empresas, mas esse problema pode ser solucionado com os chatbots, que sem a necessidade de descanso, trabalham 24h por dia, 7 dias por semana.
Atender em todos os canais
Colocar em prática o conceito de omnichannel, é um desafio para as empresas que podem superá-lo com um chatbot. O assistente virtual com inteligência artificial é capaz de começar o atendimento em um canal e terminá-lo em outro. Normalmente, os Chatbots funcionam no Facebook Messenger, Skype, Telegram, no portal da loja e no smartphone por meio de mensagens SMS. O consumidor pode estar em qualquer um desses canais ou em todos eles, e sua marca também estará lá.
Ajuda durante a compra
Ter auxílio durante a compra incentiva os consumidores a gastarem mais. Uma pesquisa da consultoria PointSource mostra que, em 2017, 54% dos consumidores utilizaram aplicações com inteligência artificial em algum momento da jornada de compra. De acordo com o estudo, a metade dos consumidores afirma que o auxílio de um chatbot, os fariam comprar com mais frequência.
Atendimento personalizado
Os chatbots conseguem entender a comunicação humana, mesmo com erros de português. Apesar de ser um software os chatbots podem ser aprimorados para adotar a linguagem do consumidor o mais fielmente possível, uma vez que são altamente personalizáveis e dinâmicos. Essa funcionalidade possibilita que pessoas de diferentes classes sociais, idades e níveis educacionais sintam-se compreendidas pelo atendente virtual.
Fidelização
Clientes mal atendidos compram das marcas concorrentes. Garantir um atendimento gentil em tempo real, com detalhes técnicos e informações adicionais deixará o cliente muito mais satisfeito com sua marca.
São inúmeras as vantagens do uso de chatbots no varejo e as empresas não podem perder a chance de transformarem o seu atendimento com essa ferramenta. “Há outros usos possíveis para os chatbots no setor varejista. Ele pode ser utilizado para fazer pesquisas de pós-venda para coletar insights sobre a experiência de compra e fornecer feedbacks detalhados sobre a maneira como o cliente enxerga a marca. É a empresa que deve definir como utilizará toda essa tecnologia a seu favor, explica Mario Mendes, Diretor-Presidente da Olitel .
Website: http://www.olitel.com.br/
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?