A NPC (Nova Plataforma de Cobrança) adotada pela FEBRABAN trouxe ao menos um grande impacto para as empresas emissores de boletos que necessitam ser liquidados segundos após o seu registro.
No Brasil há diversos setores da economia que necessitam da modalidade de Registro e Liquidação on-line de boletos, para citar dois setores, temos, e-commerce e as empresas Recuperadoras de Ativos de Crédito. Acontece que por alguma característica sistêmica os principais bancos emissores estão com dificuldade de atender esta demanda de mercado.
Oportunidade que se abre aos bancos de pequeno e médio porte para suprir esta demanda, dado que eles possuem uma flexibilidade sistêmica muito maior que os maiores bancos do país.
Com isto em vista, C&M Software e ATP Banking Technology, duas tradicionais provedoras de soluções tecnológicas para o mercado financeiro nacional, estabeleceram uma parceria para viabilizar o fornecimento da emissão de boletos registrados no modelo Open Banking, ou seja, com a nova solução os clientes das instituições financeiras poderão emitir seus boletos diretamente a partir de seus sistemas de gestão.
Open Banking é a possibilidade de criação de novos negócios digitais através de APIs disponibilizados pelos bancos. Essa tecnologia possibilita aos clientes das instituições financeiras ativar diretamente via API as transações que mais utilizam dentro das instituições financeiras.
Juntando as soluções complementares da C&M Software e da ATP Banking Technology foi possível trazer ao mercado o One Stop Shop para as instituições autorizadas pelo Banco Central poderem emitir seus boletos registrados com enorme facilidade, pois o processo inclui o envio dos registros para a NPC, a emissão de boletos online diretamente pela Rede do Sistema Financeiro Nacional, e o processo os da COMPE, desde a representação junto à Câmara de Compensação do Banco do Brasil S/A até o processamento integral dos documentos de boletos.
As instituições financeiras que adotarem o SPB/x Open Banking terão significativas vantagens sobre as demais, especialmente em um momento que o mercado tem passado por dificuldades até o amadurecimento da implantação da Nova Plataforma de Cobrança. Remetendo ao que já aconteceu com a entrada de Fintechs, no qual essas empresas têm obtido crescimento da base de clientes e mesmo maior lucratividade, inclusive no momento mais difícil para o mercado de corretoras no passado recente.
Basicamente este diferencial se dá por dois aspectos: aumento da conversão de clientes devido ao processo diferenciado, além de mais ágil e amigável; redução do custo de emissões de boletos, graças a operar diretamente na Rede do Sistema Financeiro Nacional em um modelo sistemicamente simplificado.
Finalmente, haverá benefícios aos clientes emissores. Uma vez que um maior número de instituições poderá ofertar seus produtos, será ato contínuo o cliente avaliar qual oferta lhe é mais adequada, seja pela proposta de abordagem ou mesmo nos aspectos comerciais. Todo o trâmite tende a se tornar mais ágil e amigável para o público final. Certamente abrirá uma nova frente para que Fintechs ofertem modelos inovadores ao mercado.
Sobre a Nova Plataforma de Cobrança
No próximo dia 26 de maio entrará em operação uma nova etapa do projeto da FEBRABAN da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), a partir da qual os boletos com valores superiores a R$ 400,00 deverão necessariamente ser emitidos no modelo registrado.
Sobre a C&M Software:
A C&M Software é uma multinacional brasileira, homologada pelo Banco Central do Brasil para a prestação de serviços de tecnologia de informação ao Sistema Financeiro Nacional, em conformidade com a circular 3.629. A empresa é a precursora e a única instituição não vinculada a qualquer conglomerado financeiro presente na Rede do Sistema Financeiro Nacional, com experiência desde 2.001 com o Sistema de Pagamento Brasileiro e CIP.
Sobre a ATP Banking Technology:
A ATP S.A. é uma empresa tecnológica, atualizada e com visão de futuro. Oferece excelência em serviços, qualidade científica, sendo referência nos processos de retaguarda de cheques, boletos e DOCs para uma série de instituições do mercado. Nessa linha de pensamento e de ação, a ATP S.A. atua no mercado há mais de 22 anos, com ampla experiência no relacionamento e processamento dos arquivos do SILOC com a CIP e na execução de todos os serviços da COMPE. Empresa qualificada, que oferece serviços informatizados, desenvolve, implanta e opera soluções na medida em que você precisa.
Website: http://br.cmsw.com/produto-spbx-open-banking-edition.php?PHPSESSID=9134026c1b965f6255ca091420526f0b
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?