Em 2018, US$ 3,7 trilhões serão investidos em tecnologia em todo o mundo, alta de 4,5% sobre 2017, segundo o Gartner. Montante que será puxado pelos softwares corporativos, que terão crescimento de 9,5% este ano e de 8,4% em 2019, somando US$ 421 bilhões, com atenção especial para a área de Analytics e BI, que entre
2016 e 2021 crescerá 8,4% ao ano em market share global, de acordo com pesquisa da Zion Market Research.
O relatório aponta que o mercado global de BI deverá atingir US$ 26,50 bilhões em 2021, sendo puxado pelas crescentes evoluções em recursos que facilitam a análise de dados por usuários comuns, ou seja: sem requerer a participação da TI em todos os processos relacionados à operação do software, o que o torna mais útil e faz as equipes mais produtivas.
Aliado a isso, crescerão muito as aplicações para dispositivos móveis – em torno de 5,6% a mais do que em 2017.
O crescimento destas tecnologias se justifica, segundo especialistas, pela contribuição que trazem para o incremento das receitas de negócio. De acordo com a CMO da BIMachine, empresa especializada em BI self-service, Ana Paula Thesing, empresas que agregam tecnologia a suas decisões e ações de marketing tendem a ter melhores resultados comerciais, com receita até 40% superior, na comparação com as que não inovam nesta área.
Ela cita dado do Institute for Business Value, estudo que também indica que as companhias que investirem em BI e Analytics terão melhoria em todas as áreas – desde a tomada de decisões, até a realização de promoções, definição de ações, desenvolvimento de produtos, serviços e precificação, entre outros quesitos.
Outro levantamento ressaltado pela especialista foi realizado pela Forbes Insights, mostrando que 60% das empresas enxergam na análise de dados, especialmente no formato self-service Business Intelligence (BI), uma vantagem competitiva, e que 50% delas notou a obtenção de informações valiosas para suas tomadas de decisão a partir do uso desta tecnologia.
Em função destes benefícios, o foco nestas tecnologias cresce em todos os mercados. No Brasil, a cena se movimenta em eventos voltados a esta área. A própria BIMachine realiza no dia 21 de março o BIMachine Talks em Caxias do Sul-RS.
O evento contará com apresentações de cases de sucesso no uso do BI para ganho de produtividade e competitividade, demonstrados por indústrias locais.
Uma das apresentações será “BI Corporativo: informações em 360°”, ministrada pelo gerente Administrativo Financeiro da Martiplast, Daniel Pescador, e pela analista de Negócios da empresa, Daniela Castilhos. Outra, será “Implementando inteligência de negócios na Indústria”, por Sandro Hunter, supervisor de TI da Tabone.
Ambos são cases de sucesso do uso do software BIMachine pelos clientes e demonstrarão todos os benefícios obtidos por indústrias de ramos diversificados: a Martiplast atua na fabricação de utilidades domésticas, enquanto a Tabone é fabricante de fitas de borda e puxadores. Ambas têm sede em Caxias do Sul.
“A Martiplast demonstrará o uso do BI em seu segmento corporativo, enquanto a Tabone apresentará resultados e benefícios obtidos na área da produção”, explica a CMO da BIMachine, Ana Paula Thesing.
O BIMachine Talks também contará com especialistas da BIMachine disponíveis para apresentar a solução a interessados, que poderão conferir todos os módulos e recursos do BI e entender como a ferramenta pode auxiliar no ganho de produtividade, assertividade e competitividade para empresas de todos os portes e segmentos de atuação.
O evento ocorre no Hotel Intercity Caxias (Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333), das
7h45 às 11h45. Inscrições e mais informações: http://bit.ly/2oA1kNd