Inovação aumenta produtividade na limpeza hospitalar

O mercado de limpeza profissional investe em tecnologia para a higienização hospitalar e prevê aumento de produtividade. Confira as apostas de inovação deste segmento, apresentadas na Ilha da Limpeza-Abralimp, da feira Hospitalar, que aconteceu em maio, no Expo Center Norte, em São Paulo

0
570
Inovação aumenta produtividade na limpeza hospitalar
SB post

A limpeza correta dos hospitais é essencial para garantir a saúde de funcionários e pacientes. Estima-se que a higienização adequada desses ambientes evita a proliferação de bactérias e pode reduzir até 80% das contaminações. Com o objetivo de mostrar as principais inovações em limpeza hospitalar, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) marcou presença na Hospitalar 2018, importante feira para a geração de negócios e desenvolvimento tecnológico do setor, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de maio.

O estande da Abralimp esteve localizado na Ilha da Limpeza da feira, que contou com 11 expositores associados (Dcas Group, Jan-Pro, Dety, Girassol, Makita, Clean B2B, In Service, Spartan, Alfa Tennant, i-Team Brasil e Indústrias Becker), que mostraram suas inovações e soluções em limpeza e higienização.

O presidente da Associação, Paulo Peres, ministrou a palestra “Um tour pela inovação na limpeza hospitalar”. Além de abordar as novidades em produtos químicos, processos, máquinas e equipamentos, Peres discorreu sobre o papel da Abralimp no desenvolvimento do mercado.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem no País mais de 280 mil unidades de prestação de serviços de saúde e cerca de 6,6 mil hospitais, que demandam limpeza adequada. Neste sentido, as máquinas inteligentes favorecem o aumento de 8% na produtividade, mobilidade e agilidade na limpeza.

Lembrando que nos hospitais as empresas prestadoras de serviços têm que ficar atentas para a limpeza de áreas de grande risco, como UTIs, salas de cirurgia, lavanderias, prontos-socorros e outros. Entre as novidades dos expositores, destacaram-se:

• Limpador bactericida: A Dety Line possui o DyBac, poderoso limpador bactericida. Seu espectro e diluição são destinados ao uso hospitalar. Com uma combinação perfeita entre Biguanida Polimérica e Quaternário de Amônio, possui eficácia sobre muitas bactérias, inclusive contra o vírus H1N1. Pode ser usado como limpador e desinfetante em estabelecimentos ligados à saúde.

• Serviços terceirizados: Ambientes corporativos demandam muitas funções, especialmente quando a empresa possui um patrimônio a zelar. A terceirização de serviços é uma ótima saída para quem deseja facilitar serviços, reduzir gastos, ter mais produtividade, entre outras vantagens. Neste sentido, a DCAS Group oferece a prestação de serviços como limpeza, jardinagem, portaria, controladoria de acesso, entre outros.

• Produtos químicos: A Girassol conta com produtos químicos para limpeza e desinfecção hospitalar, sabonetes antissépticos, soluções alcoólicas para as mãos, em gel e spray.

• Máquinas eficientes: A Alfa Tennant tem em seu leque de produtos máquinas ideais para áreas pequenas e congestionadas, com a maior faixa de limpeza da categoria. As alternativas de utilização são as lavadoras de pisos A140 E T300e, aspiradores e polidoras de pisos.

• Soluções em Limpeza Hospitalar: Inovando e acompanhando as atualizações do mercado, a In Service lança a atuação em serviços hospitalares baseada em indicadores estabelecidos em SLA – Service Level Agreement, com capacidade de mensurar tempo tanto de limpeza concorrente e terminal.

• Equipamentos da Rubbermaid e produtos especializados: A Indústrias Becker tem produtos que atendem os setores de saúde, além de equipamentos da Rubbermaid. Em parceria com indústrias químicas dos Estados Unidos e Europa, a Becker investe em pesquisa e aperfeiçoamento dos profissionais para desenvolver novas tecnologias e produtos de alta qualidade, rentabilidade e segurança.

• Tecnologia e qualidade na limpeza hospitalar: Buscando qualidade e economia para remoção dos mais diversos tipos de sujidades, a I-Team Brasil traz equipamentos e novas tecnologias para soluções completas de sistemas de limpeza. As principais aplicações serão o I – MOP (auto lavadora compacta), I-SCRUB 26H (Limpador de microfibra com luz integrada) e Caddy Clean.

• Limpeza e desinfecção de superfícies: Garantindo a sensação de segurança, conforto e bem-estar aos pacientes e funcionários, a Spartan tem como destaque o Peroxy 4D, um detergente desinfetante de nível intermediário e desodorizante hospitalar de alto desempenho, com formulação exclusiva que mistura Quaternário de Amônio de 5ª geração e Peróxido de Hidrogênio, potencializando a ação de desinfecção em um amplo espectro de micro-organismos. A empresa também conta com limpadores multiuso, detergentes e desinfetantes.

• Tecnologia e Robô: O DRC200 é o novo aspirador de pó da Makita, projetado para uso profissional, foi desenvolvido para executar a limpeza automática de armazéns, depósitos, escritórios, salas comerciais, fábricas, entre outros. A nova tecnologia de duas baterias 18V de íons de lítio conectadas em paralelo e o potente motor BL sem escovas de carvão e livre de manutenção, garantem um trabalho eficiente e com elevada autonomia de limpeza de aproximadamente 500m2 em aproximadamente 200 minutos com uma única carga de bateria.

• Plataforma: A Clean B2B é um ecossistema de parceiros que integra em um mesmo lugar, todos os elos da cadeia de suprimentos de Higiene e Limpeza. A empresa mostra sua plataforma, que funciona como uma interface simples e intuitiva, onde é possível ter acesso e negociar condições de fornecimento com players de todo o País, desde indústrias fabricantes, representantes de venda até grandes marcas, distribuidoras e prestadores de serviço.

• Produtos para ambientes contaminados: A Jan-Pro conta um produto exclusivo para aplicação em ambientes contaminados, que possui ação “tratável” por 30 dias. Denominado EnviroShield, elimina o odor e 99,99% das bactérias e vírus e é um poderoso desinfetante da categoria hospitalar. A Jan-Pro possui mais de 146 master franqueados no mundo e 12 no Brasil.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome