Em período de recessão, franquia é uma excelente opção “anticrise”

Em período de recessão, franquia é uma excelente opção “anticrise”

0
597
sucesso para as franquias
SB post

De acordo com as pesquisas mais recentes, ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho dos Brasileiros, ficando atrás apenas de viajar e ter a casa própria. Esse desejo, que se traduz em ação, levou o País a registrar o incrível número de quase 1.850.000 novas empresas criadas em 2017.

Porém, esse crescimento vem acompanhado de um indicador muito preocupante: 9 a cada 10 empresas fecharão suas portas antes de comemorarem seu 5º aniversário. São várias as razões que contribuem para esse número alarmante, mas as principais são atribuídas à ausência de planejamento estratégico, negligência com a evolução do mercado, falta de preparação do gestor, má administração financeira e acomodação com a posição conquistada.

 

Entretanto, o mercado das franquias vem crescendo continuamente e fugindo desse “oceano vermelho”. Conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor que vem evoluindo aceleradamente, registrou um aumento de 8% em 2017 comparado ao ano anterior e faturou mais de R$ 163 bilhões.

 

Muitos empresários estão optando e tendo sucesso com esse formato de expansão: “Um modelo que traz resultados tanto para o franqueador, que ao trabalhar em rede consegue melhores negociações junto aos fornecedores, ganha maior capilaridade em seu mercado e consegue aperfeiçoar o modelo apoiado por seus operadores, quando ao franqueado, que entra em um negócio já testado e padronizado, se beneficia de todo suporte e consequentemente, têm uma chance altíssima de sucesso”, comenta Bruno Barros, empreendedor de Joinville, em Santa Catarina e criador da primeira rede de academias feitas para a família do mundo, a Noxii Live Center.

 

Com um plano estratégico bem agressivo, Bruno planeja crescer 500% em 2018 pelo modelo de franquias: “Os números podem assustar, mas estamos preparados para saltar com tranquilidade de 2 unidades franqueadas para 12 ainda em 2018, realizando um crescimento de 500%. Também faz parte do nosso planejamento a abertura de mais 8 unidades próprias, o que trará um crescimento adicional de 800%. Com o mercado falando em recessão econômica, crescer 1300% em um ano será realmente exponencial e com certeza, uma grande realização para a companhia”, conclui o empresário.

 

NEM TUDO SÃO FLORES

 

Ao final de 2016 a Global Franchise, uma das principais consultorias do mercado, completando 31 anos de atuação em 2018, finalizou um levantamento em que analisou os motivos de muitos franqueadores entrarem e saírem do mercado, ou ficarem estagnados, sem conseguirem expandir o número de operações.

 

Com base nas edições entre 2005 a 2016 (referentes aos exercícios de 2004 a 2015) do Guia Oficial de Franquias da ABF, publicado anualmente pela Editora LAMONICA, uma equipe da Global Franchise apurou o número de franqueadores que: i) deixaram de aparecer na publicação; ii) pararam de franquear; iii) franquias que continuam no mercado, mas que estacionaram num patamar inferior a dez unidades, e que, para os especialistas, não terão mais forças para crescer no mercado.

 

Segundo Paulo Cesar Mauro, diretor-fundador da consultoria, a intenção do estudo é mostrar o quão difícil é ser um franqueador de sucesso. “Apenas uma minoria chega lá. Nesta pesquisa pudemos verificar a quantidade de marcas que saem do Guia ano após ano e quantas das que lá figuram conseguem realmente crescer. Existem três motivos para uma marca sair do Guia Oficial de Franquias da ABF: ou ela apenas se desassociou da entidade, ou ela deixou de trabalhar com franquias, ou ela saiu do mercado, encerrando suas atividades. Em nossa análise, constatamos que 75% das marcas que saíram do Guia também saíram do mercado, ou deixaram de trabalhar com franquias”, revela o especialista.

 

Das 992 franquias presentes no Guia Oficial de Franquias da ABF em 2016279 não abriram mais de 20 unidades nos últimos 5 anos (2011 a 2015). São franquias que podem ser consideradas estagnadas, que não conseguem crescer. Para Paulo Cesar Mauro, este é o primeiro grande obstáculo que as redes precisam ultrapassar para poderem ter uma perspectiva de crescimento futuro, finaliza.

 

Caso queira mais informações sobre como transformar seu negócio em uma rede de franquias, entre em contato com o SEBRAE mais próximo ou com a Associação Brasileira de Franchising.

Website: http://www.abf.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome