Acesso 100% digital e exclusivo por canais de autoatendimento, tais como aplicativos, internet banking e caixa eletrônico. Essa é a premissa das contas digitais gratuitas. Elas são isentas de tarifas de manutenção e de transações bancárias e permitem, por exemplo, TEDs, consulta de extrato, saques em terminais e acesso a pelo menos um cartão de débito. Tudo sem custo. Os benefícios variam conforme a política de cada instituição. Em algumas delas, é possível até mesmo investir.
Os grandes bancos chegaram a oferecer o serviço até os primeiros meses de 2017, mas desistiram da modalidade.
Beatriz Cutait , planejadora financeira CFP® e especialista de investimentos da Empiricus , autora da série Você Investidor , analisou a fundo as contas digitais disponíveis e pontuou os diferenciais de cada uma delas. “Para ser digital de verdade é preciso apresentar bons serviços com custo zero”, alerta.
QUAL É A MELHOR CONTA DIGITAL GRATUITA?
Em todas as instituições analisadas, a abertura de conta digital é feita online, com o envio de documentos pelo celular, computador ou tablet, além do registro de uma selfie. Em geral, a aprovação é bem rápida, variando entre alguns minutos e um dia.
Veja a seguir o que cada fintech oferece:
• BANCO INTER
Os correntistas têm acesso a contas sem tarifas, com passe livre para transferências para outros bancos, um cartão Mastercard na função débito e saques ilimitados gratuitos nos caixas do Banco24Horas. Como o Inter não tem uma rede de agências físicas, para fazer depósitos, é preciso gerar um boleto e “pagá-lo” em qualquer banco ou casa lotérica.
Uma das vantagens de abrir a conta é o acesso à plataforma de investimento, que conta com produtos do próprio banco com retornos maiores do que os oferecidos em outras corretoras. “O banco é bem avaliado pela nossa equipe de renda fixa e seus produtos costumam contar com taxas atrativas”, explica Beatriz.
Além de CDBs, LCIs e LCAs, a plataforma também disponibiliza o investimento no Tesouro Direto . Alguns fundos também estão disponíveis.
• SOFISA DIRETO
Muito parecido com o Banco Inter, o Sofisa Direto possibilita a transferência ilimitada de recursos para outros bancos e oferece cartão de débito. Na plataforma de investimento, as taxas de retornos oferecidas pelos CDBs, LCIs ou LCAs do banco não variam conforme o valor aplicado, ou seja, tanto faz investir R$ 10 ou R$ 10 mil nos produtos do banco. “Outro ponto bacana é a liquidez diária dos CDBs, com 100% do CDI, tão em falta ultimamente no mercado. Ótima opção para aquele dinheiro do colchão de liquidez”, ressalta a editora-analista da Empiricus .
• NUBANK
Ainda em versão beta, a NuConta oferece alguns serviços. É possível ter a remuneração do dinheiro em conta com 100% do CDI , mantendo-se a liquidez diária. Também há transferência entre contas do próprio Nubank para outros bancos sem custo. Outros serviços seguem em estudo, entre eles a criação de um cartão de débito com acesso a saque e pagamento de boletos. Por enquanto, não há plataforma para investimentos.
• BANCO NEON
Assim como os outros três bancos digitais analisados, o Neon não cobra tarifas por serviços básicos, como abertura e manutenção da conta. Mas nele o usuário tem direito a apenas uma transferência por mês para outros bancos, um saque na rede do Banco24Horas e um depósito via boleto. Passou disso, tem que pagar. A plataforma de investimento oferece um CDB do próprio banco.
No entanto, para Beatriz, o maior trunfo do Neon está na conta digital para pessoa jurídica, ainda em versão beta e com custos competitivos quando comparados aos das principais instituições do país. “Como o Inter também está ingressando nesse nicho e tem uma versão de conta digital mais redonda para pessoa física, deveremos ver uma competição com o Neon”, argumenta a especialista.
Ficou interessado em contas digitais gratuitas? Para saber mais acompanhe diariamente as newsletters gratuitas da Empiricus .
Website: https://www.empiricus.com.br/conteudo/newsletters/