Descubra as melhores contas digitais gratuitas e saiba por meio de quais delas também é possível investir

As contas-correntes digitais são ótimas opções a custo zero, normalmente com transferência ilimitada de recursos para outros bancos e, em parte dos casos, com alternativas de investimentos. Mas será que todas são iguais? Saiba mais sobre as fintechs e evite cair em pegadinhas.

0
224
Contas Digitais: descubra as vantagens ( Empiricus )
SB post

Acesso 100% digital e exclusivo por canais de autoatendimento, tais como aplicativos, internet banking e caixa eletrônico. Essa é a premissa das contas digitais gratuitas. Elas são isentas de tarifas de manutenção e de transações bancárias e permitem, por exemplo, TEDs, consulta de extrato, saques em terminais e acesso a pelo menos um cartão de débito. Tudo sem custo. Os benefícios variam conforme a política de cada instituição. Em algumas delas, é possível até mesmo investir.

Os grandes bancos chegaram a oferecer o serviço até os primeiros meses de 2017, mas desistiram da modalidade.

Beatriz Cutait , planejadora financeira CFP® e especialista de investimentos da Empiricus , autora da série Você Investidor , analisou a fundo as contas digitais disponíveis e pontuou os diferenciais de cada uma delas. “Para ser digital de verdade é preciso apresentar bons serviços com custo zero”, alerta.

QUAL É A MELHOR CONTA DIGITAL GRATUITA?

Em todas as instituições analisadas, a abertura de conta digital é feita online, com o envio de documentos pelo celular, computador ou tablet, além do registro de uma selfie. Em geral, a aprovação é bem rápida, variando entre alguns minutos e um dia.

Veja a seguir o que cada fintech oferece:

• BANCO INTER

Os correntistas têm acesso a contas sem tarifas, com passe livre para transferências para outros bancos, um cartão Mastercard na função débito e saques ilimitados gratuitos nos caixas do Banco24Horas. Como o Inter não tem uma rede de agências físicas, para fazer depósitos, é preciso gerar um boleto e “pagá-lo” em qualquer banco ou casa lotérica.

Uma das vantagens de abrir a conta é o acesso à plataforma de investimento, que conta com produtos do próprio banco com retornos maiores do que os oferecidos em outras corretoras. “O banco é bem avaliado pela nossa equipe de renda fixa e seus produtos costumam contar com taxas atrativas”, explica Beatriz.

Além de CDBs, LCIs e LCAs, a plataforma também disponibiliza o investimento no Tesouro Direto . Alguns fundos também estão disponíveis.

• SOFISA DIRETO

Muito parecido com o Banco Inter, o Sofisa Direto possibilita a transferência ilimitada de recursos para outros bancos e oferece cartão de débito. Na plataforma de investimento, as taxas de retornos oferecidas pelos CDBs, LCIs ou LCAs do banco não variam conforme o valor aplicado, ou seja, tanto faz investir R$ 10 ou R$ 10 mil nos produtos do banco. “Outro ponto bacana é a liquidez diária dos CDBs, com 100% do CDI, tão em falta ultimamente no mercado. Ótima opção para aquele dinheiro do colchão de liquidez”, ressalta a editora-analista da Empiricus .

• NUBANK

Ainda em versão beta, a NuConta oferece alguns serviços. É possível ter a remuneração do dinheiro em conta com 100% do CDI , mantendo-se a liquidez diária. Também há transferência entre contas do próprio Nubank para outros bancos sem custo. Outros serviços seguem em estudo, entre eles a criação de um cartão de débito com acesso a saque e pagamento de boletos. Por enquanto, não há plataforma para investimentos.

• BANCO NEON

Assim como os outros três bancos digitais analisados, o Neon não cobra tarifas por serviços básicos, como abertura e manutenção da conta. Mas nele o usuário tem direito a apenas uma transferência por mês para outros bancos, um saque na rede do Banco24Horas e um depósito via boleto. Passou disso, tem que pagar. A plataforma de investimento oferece um CDB do próprio banco.

No entanto, para Beatriz, o maior trunfo do Neon está na conta digital para pessoa jurídica, ainda em versão beta e com custos competitivos quando comparados aos das principais instituições do país. “Como o Inter também está ingressando nesse nicho e tem uma versão de conta digital mais redonda para pessoa física, deveremos ver uma competição com o Neon”, argumenta a especialista.

Ficou interessado em contas digitais gratuitas? Para saber mais acompanhe diariamente as newsletters gratuitas da Empiricus .

Website: https://www.empiricus.com.br/conteudo/newsletters/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome